Uma atenção especial para o pessoal da limpeza predial
Pois é! O pessoal da limpeza predial também merece um pouco de atenção, por que não? Graças a eles os nossos locais de trabalho se mantêm limpos para que possamos realizar com mais segurança nossas atividades diárias.
Mas para que possam realizar suas tarefas adequadamente, algumas medidas de segurança devem ser tomadas.
1. Ao utilizar água, lembre-se:
• Água e escada podem não ser uma boa combinação, por isso redobre seu cuidado quando for lavá-las. Os acidentes, como o próprio nome diz, acontecem quando menos esperamos!
• Água e eletricidade também não combinam. Preste atenção a tomadas e produtos eletro/eletrônicos, evitando levar um choque desnecessário.
• Água e chão também merecem uma atenção especial, principalmente se o cão for escorregadio. Cuidado ao lavá-lo para não se acidentar.
• E lembre-se que a água não é um recurso inesgotável. Portanto, utilize-a com consciência e moderação.
2. Atenção a altura:
• Tenha cuidado ao fazer a limpeza em janelas de vidro situadas em altura perigosa.
• Nunca suba ou debruce sobre a janela.
• Evite expor o corpo, correndo risco de queda.
• Não deixe objetos próximos às janelas, para evitar que caiam acidentalmente.
• Caso precise subir em uma altura desejada, não improvise com caixotes, bancos, cadeiras. Utilize uma escada (se esta for suficiente) ou outro mecanismo adequado (por exemplo: plataformas elevatórias) para tal fim.
3. Área externa:
• A limpeza das janelas de vidro na parte externa do prédio deve ser realizada somente por empresa especializada e contratada para tal fim. Somente esse tipo de empresa possui o material adequado para a realização desse tipo de serviço, se forma que não ofereça riscos a quem for realizá-lo.
4. Produtos de limpeza:
Esse tópico merece um pouco mais de atenção, pois a limpeza não é feita somente com água, também são utilizados produtos, que são compostos de substâncias químicas.
Deve-se atentar para o tempo de exposição que o pessoal da limpeza predial vai ter ao produto, pois quanto maior a exposição maior a chance de causar problemas de saúde. A toxicidade, algumas substâncias são mais tóxicas que outras na mesma concentração. A forma como a substância química se apresenta possuindo total relação com a forma de entrada dessa substância no organismo.
E como vias de penetração das substâncias tóxicas no organismo, pode-se citar:
• Por inalação: através da respiração, quando se está em um ambiente contaminado;
• Pela pele: penetrando mais facilmente por ferimentos expostos;
• Por ingestão: fazendo refeições em locais contaminados ou não mantendo uma correta higienização das mãos.
Essas substâncias causam vários efeitos no organismo, que vão desde irritações (olhos, nariz, garganta, etc.) até intoxicações (podendo ser agudas ou crônicas). Dessa forma, para prevenção de riscos como esses aos trabalhadores há algumas medidas a serem tomadas:
• Todos os produtos de limpeza utilizados pelos trabalhadores devem ser adequados aos termos químicos e toxicológicos, com utilização aprovada pelo Ministério da Saúde.
• Vale ressaltar que é importante também que se use corretamente o produto. Todas as informações necessárias estão no rótulo, então o leia corretamente.
• Não reutilize embalagens de produtos.
Fazendo uso de todas essas medidas de segurança, previne-se que o trabalhador corra muitos riscos no ambiente de trabalho. Deve-se também utilizar os EPI’s adequados para o tipo de trabalho, como por exemplo:
• Botas antiderrapantes;
• Macacão;
• Luvas descartáveis ou de borracha;
• Touca descartável.
Mantendo-se a união das medidas de segurança com o uso dos EPI’s, o trabalhador da limpeza predial fica mais seguro e pode realizar suas tarefas com eficiência.