Skip to main content

Tempestade: 10 dicas de segurança

Tempestade
Como se manter seguro durante tempestades?

Saber como está o tempo nesse exato momento é uma coisa. Saber como ele estará daqui à uma hora, um dia ou uma semana, é outra bem diferente. Por isso, vamos aborda a segurança numa tempestade.

Toda manhã, milhões de pessoas ligam o rádio e a televisão para saber a previsão do tempo. Céu nublado significa que vai chover? O sol da manhã vai continuar? Só depois de escutar a previsão é que elas decidem que roupa usar e se vão levar o guarda-chuva.

De vez em quando, os meteorologistas não acertam as previsões e muitas vezes somos apanhados de surpresa. Isso certamente nos deixa numa situação traumatizante. Veja por quê?

Com a chegada do inverno a quantidade de chuvas e tempestades aumenta nesta época do ano e com isso o índice de acidentes também aumenta.

Como nos manter seguros durante tempestade?

Primeiros vamos entender quais os principais perigos que acontecem durante as tempestades. E depois vou apresentar o que você pode fazer para proteger a você e sua família. Afinal a vida é nosso maior patrimônio.

DDS: como se manter seguro durante tempestade?
DDS: como se manter seguro durante tempestade?

Eu trouxe para você uma lista com 7 perigos típicos que podem ocorrer durante fortes chuvas, tempestades e ventos:

1) Enxurradas e inundações

Chuvas intensas podem causar o transbordamento de rios, córregos e canais, resultando em inundações repentinas e também enxurradas, o que representa um risco para pessoas e propriedades próximas a essas áreas.

2) Queda de árvores e galhos

Ventos fortes podem ocasionar a queda de árvores e galhos, representando um perigo para pedestres, veículos e estruturas próximas.

3) Deslizamentos de terra

A saturação do solo causada por chuvas intensas pode resultar em deslizamentos de terra, especialmente em áreas inclinadas ou em encostas.

4) Descargas elétricas

Tempestades frequentemente estão acompanhadas de raios, representando um risco significativo para quem estiver ao ar livre.

5) Danos à infraestrutura

Ventos fortes podem danificar estruturas, como telhados, cercas, postes e linhas de energia elétrica, podendo representar um risco para as pessoas próximas a essas estruturas danificadas.

6) Interrupção de serviços essenciais

Tempestades severas podem resultar na interrupção de serviços essenciais, como energia elétrica, fornecimento de água, redes de telecomunicações. Pode acontecer também que o deslocamento de equipes de SAMU e bombeiros fique dificultado, levando ao atraso a atendimentos de emergência.

7) Risco de acidentes de trânsito

Condições climáticas adversas, como chuvas intensas e ventos fortes, podem tornar as estradas escorregadias e reduzir a visibilidade, aumentando o risco de acidentes de trânsito.

Lembre-se de que esses são perigos comuns, mas cada situação é única. É fundamental seguir as orientações e recomendações dos órgãos de defesa civil e autoridades locais durante eventos climáticos adversos para garantir a segurança pessoal e a proteção dos bens.

Agora que já entendemos alguns dos perigos, vamos ver o que você pode fazer proteger sua família.

10 dicas de segurança durante tempestade

Confira as dicas:

Algumas medidas simples de segurança são essenciais para se evitar os acidentes. Não basta apenas manter a atenção, precisamos perceber o risco o que inclui estar atentos a todas as situações, parado, andando, trabalhando, seja qual for à situação que nos encontremos devemos ficar atentos.

  1. Fique atento quando começar a chover forte, se possível procure um lugar seguro que garanta sua proteção e de quem estiver com você. Na presença de trovões evite ficar em áreas descobertas.
  2. Não se aventure a enfrentar as tempestades, pois, com elas vêm às correntezas e as inundações.
  3. Ao circular redobre a atenção quanto aos pisos e escadas eles ficam muito mais perigosos e escorregadios devido ao excesso de água.
  4. Se estiver na rua, procure caminhar na calçada próximo aos muros e fique bem longe dos postes. Evite transitar e dirigir por áreas alagadas.
  5. Se durante uma tempestade ou chuva forte você estiver dentro do carro dirija devagar, mantendo boa distância do carro da frente. Este clima de chuva aumenta o número de acidentes.
  6. Cuidado com sombrinhas e guarda-chuvas, elas podem tapar sua visão e a de outros, isso certamente contribui para a ocorrência de acidentes.
  7. Se possível não saia de casa durante as tempestades. Se a água invadir sua casa, saia e procure um local seguro.
  8. Evite ficar sobre lugares alto como cobertura de edifício, laje ou telhado.
  9. Durante uma tempestade evite falar ao telefone. Os raios podem alcançar a linha telefônica aérea.
  10. Mantenha-se longe de tudo o que pode atrair ou conduzir a descarga elétrica do raio, como árvores, antenas, mastros, varais e cercas de arame, torres de alta tensão, trilhos, linhas ou cabos de energia elétrica, telefonia ou de TV, ou de qualquer edificação metálica, alta e pontuda.

Mesmo hoje, o homem sabe relativamente pouco sobre os aspectos que influenciam as condições meteorológicas. Em resumo: da próxima vez que o meteorologista disser que provavelmente vai chover, é melhor você levar um guarda-chuva!

Ou melhor, em caso de chuva forte ou tempestade, não saia de casa. Use essas dicas para se manter seguro numa tempestade.

Conclusão

Aprendemos no DDS de hoje que tempestade é assunto sério. Então trate de colocar em práticas as dicas desse DDS.

Para ver mais DDS, confira o DDS Online.

E se você for profissional SST, visite também o Blog Escola da Prevenção.

Deixo também uma sugestão de vídeo do nosso canal do youtube: