Perigos em máquinas e suas consequências
Identificar perigos em máquinas é uma das etapas do processo de apreciação e redução de riscos. Todo Profissional SST sabe que quando falamos de segurança em máquinas, a NR 12 entra em campo.
A imagem que ilustra esta postagem mostra 6 exemplos de perigos e suas consequências.
Para reduzir os riscos, a NR 12 nos apresenta diversas medidas, entre elas os sistemas de segurança. As zonas de perigo das máquinas devem possuir sistemas de segurança: proteções fixas, proteções móveis e dispositivos de segurança interligados.
Mas a NR 12 não para por aí.
Ela nos mostra também a importância da capacitação dos trabalhadores. Os trabalhadores envolvidos na operação, manutenção e inspeção de máquinas devem receber capacitação de acordo com suas funções. Tal capacitação deve abordar os riscos e as medidas de proteção existentes e necessárias para a prevenção de acidentes e doenças.
Minhas postagens tem o objetivo de ajudar o Profissional SST.
Sendo assim, minha dica de hoje é que você agregue conhecimentos da NR 12. Porque existe uma boa demanda por treinamentos nesse segmento.
Uma dica extra para os destemidos:
Para ficar fera nesse tema, experimente conhecer também a ABNT NBR 12.100 (Segurança de máquinas – princípios gerais de projeto – apreciação e redução de riscos). Os exemplos de perigos e consequências que ilustram esse post foram retirados de lá, onde você encontrará também vários outros exemplos.
Pense nisso!
Será que você sabe fazer o PGR?
Esse conhecimento já está sendo exigido no mercado!
Então aprenda com as minhas vídeo aulas passo a passo!
E aproveite para “dar um up” na sua biblioteca de documentos.
Clique no link abaixo para conhecer: