Skip to main content

Novembro Azul: Câncer de Próstata

novembro azul
Novembro azul, campanha para prevenção ao câncer de próstata!

Olá! Seja bem vindo a mais um DDS Online! Aqui é o Herbert Bento, fundador desse site, e também criador dos Pendrives de Segurança do Trabalho. Hoje vamos falar do novembro azul e do câncer de próstata.

A frequência do câncer de próstata aumentou de forma explosiva nos últimos anos. Com isso os homens tornaram-se mais conscientes dos problemas da próstata, o que é bom. Porém informações desencontradas acabam gerando aflições indevidas, o que é ruim. Então, vamos entender primeiramente o que é a próstata, para depois discutirmos o câncer de próstata.

O assunto é tão importante que se tornou tema da campanha “novembro azul”.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão muito pequeno, tem o formato de uma maça e fica situada logo abaixo da bexiga e a frente do reto.

A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Junto a próstata temos a vesícula seminal, que é responsável por produzir parte do sêmen, líquido liberado durante o orgasmo do homem.

Câncer de próstata
Câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença que provoca um crescimento anormal e incontrolado das células da próstata. Ou seja, as células sofrem mutações e começam a crescer sem controle.

No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). E em números mundiais, é o sexto tipo mais comum.

Mais que qualquer outro tipo de câncer, é considerado da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 50 anos de idade. E sua incidência é exclusivamente em homens, já que as mulheres não possuem próstata.

Como o câncer de próstata se desenvolve?

Sua origem é desconhecida, entretanto presume-se que alguns fatores podem influenciar o seu desenvolvimento. Por exemplo:

• Fator genético: Visto que a incidência do câncer é maior me pessoas com histórico na família. Mas isso não significa obrigatoriamente que todos os homens de uma família terão a doença.

• Fator hormonal: Estudos comprovam que em homens já doentes, a quantidade de testosterona (o hormônio masculino) pode influenciar no crescimento do câncer.

• Fator dieta: Dietas ricas em gordura predispõem o câncer, pois alteram o metabolismo dos hormônios. Já dietas ricas em fibras e tomate diminuem seu aparecimento. Mas nenhuma dieta impede que o câncer apareça, elas atuam como forma de prevenção ou atenuante.

• Fator ambiental: Ainda não há comprovações científicas a respeito, mas estão sendo realizados estudos a respeito.

E quais são os sintomas?

Nas fases iniciais o paciente não sente nada. O câncer somente é detectado com exames clínicos e laboratoriais de rotina, que são:

• Exame de toque;

• PSA (dosagem de antígeno prostático específico).

Porém há alguns sintomas que devem ser levados em consideração por homens dentro da faixa etária mais comum para o aparecimento da doença, como por exemplo:

• Aumento da vontade de urinar a noite;

• Dificuldade de iniciar e manter um jato contínuo da urina;

• Sangue na urina;

• Dor ao urinar;

• Dificuldade de conseguir uma ereção;

• Ejaculação dolorosa;

• Dor óssea (nos casos mais avançados da doença);

• Anemia;

• Perda de peso.

Alguns desses sintomas podem lembrar uma infecção urinária. Mas somente com exames médicos essa dúvida poderá ser solucionada.

Não perca tempo e nem tenha medo de ir ao médico, zele por sua vida!

Como é feito o diagnóstico?

Todo homem a partir dos 45 anos de idade deve realizar o toque retal e a dosagem PSA, independente dos sintomas.

Embora o exame do toque retal ainda provoque pavor em muitos homens, o exame não compromete a dignidade masculina nem é indigno, e dura cerca de 5 a 30 segundos! O exame não dói, é rápido e altamente eficaz.

Câncer de próstata - Exame do toque
Câncer de próstata – Exame do toque

Ele é tão importante que nenhum outro exame é capaz de oferecer as mesmas informações. Há um índice que cerca de 20% dos exames de PSA podem dar o resultado normal, e o câncer somente ser diagnosticado pelo exame de toque retal.

Caso o urologista suspeite da condição da próstata e, junto com o resultado do PSA, poderá solicitar outros exames, como ressonância da próstata e biópsia.

O diagnóstico de câncer só é definido após a biópsia, que é a retirada de fragmentos da próstata que são analisados por um patologista.

Existem vários níveis de agressividade do câncer de próstata que recebe o nome técnico de adenocarcinoma. Essa informação consta também do laudo do urologista.

Portanto, deixe o preconceito de lado e se cuide!

Como é feita a prevenção do câncer de próstata?

Embora não existam formas garantidas de prevenir o câncer de próstata, alguns hábitos saudáveis podem ajudar a reduzir o risco.

Vou apresentar abaixo algumas medidas preventivas recomendadas:

  1. Adotar uma alimentação balanceada
    • Uma dieta rica em frutas, legumes e verduras, especialmente aquelas com propriedades antioxidantes (como tomate, brócolis e cenoura), pode contribuir para a saúde da próstata.
    • Estudos indicam que alimentos ricos em licopeno (presente no tomate) e vitamina E (encontrada em nozes e vegetais folhosos) podem ter um papel protetor.
  2. Praticar atividade física regularmente
    • Exercícios físicos ajudam a manter o peso saudável, fortalecem o sistema imunológico e reduzem a inflamação no organismo, todos fatores importantes para a prevenção de diversos tipos de câncer, incluindo o de próstata.
    • Recomenda-se praticar ao menos 150 minutos de atividade física moderada por semana, como caminhadas, natação ou ciclismo.
    • Idealmente, dividir esses 150 minutos em 3 ou 4 dias por semana. Lembrando que isso seria o mínimo recomendado.
  3. Manter o peso adequado
    • O excesso de peso está relacionado a um maior risco de desenvolver formas agressivas de câncer de próstata.
    • Controlar o peso por meio de uma alimentação saudável e exercícios físicos pode diminuir esse risco, além de trazer benefícios para a saúde geral.
  4. Evitar o consumo excessivo de álcool e cigarro
    • Limitar a ingestão de álcool e evitar o cigarro são práticas fundamentais para a prevenção de diversas doenças, incluindo cânceres.
    • O consumo excessivo de álcool e o tabagismo aumentam a produção de radicais livres, substâncias que danificam as células e podem contribuir para o desenvolvimento do câncer.
  5. Realizar exames de rotina
    • Homens a partir dos 50 anos, ou 45 se houver histórico familiar de câncer de próstata, devem consultar regularmente um urologista para realizar exames de prevenção, como o PSA e o toque retal.
    • Esses exames ajudam a identificar alterações precoces na próstata, aumentando as chances de um tratamento eficaz em caso de diagnóstico.

Essas práticas são simples de implementar e podem fazer uma diferença significativa na saúde a longo prazo.

E em relação ao tratamento, de que forma é feito?

Ao planejar o tratamento, os médicos levam em consideração a extensão da doença. Alguns tipos necessitam de cirurgia, outros radioterapia chegando até mesmo a ser necessária a retirada da próstata, em estágios muito avançados da doença.

Lembre-se sempre que câncer não pega! O contato com pessoas doentes não faz com que você também fique.

Visite o site do INCA sobre o assunto

E mais uma vez, não deixe de procurar o médico e realizar todos os exames. Proteja sua vida!

Veja também esse DDS sobre as diversas campanhas de conscientização que existem ao longo de todo calendário anual: Ações de Conscientização e Suas Cores