Como manter o armazém seguro ? (Parte 1)
Estocar produtos é uma atividade fundamental para a manutenção da economia, pois com a produção em série de produtos, atender as necessidades da sociedade se torna mais fácil.
O dinamismo das atividades, que acontecem na maioria dos locais durante vinte e quatro horas por dia, sempre com tempo curto para estocagem, separação e distribuição dos produtos aliado a presença de pessoas e máquinas no mesmo ambiente, torna os armazéns locais com riscos de acidentes e acima de tudo acidentes graves como fraturas e esmagamentos, ou até fatais caso ocorram atropelamentos e estouro de produtos.
O primeiro passo para manter o armazém seguro é definir locais exclusivos para o trânsito de pedestres, separando-os das máquinas. Com cada um em seu local específico, a ocorrência de atropelamentos é reduzida.
Caso seja inviável a permanência de pessoas próximas às máquinas durante as atividades, devem ser separados locais conhecidos como zonas de segurança, onde permaneçam apenas as pessoas úteis a operação e que se tenha uma distância mínima de afastamento entre máquina e homem, que pode variar de atividade para atividade (de acordo com o tamanho do produto, toxicidade, risco de explosão…). Cinco metros podem ser definidos como uma boa distância para operações mais simples.
O funcionamento de forma básica é assim: quando o colaborador estiver realizando trabalhos manuais nas zonas de segurança, a máquina se afasta do local. Quando o colaborador tiver terminado o trabalho manual, este se afasta e só após a máquina se aproxima do local da atividade. Caso o operador perceba que alguém estranho à atividade se aproxima ou que o parceiro de trabalho não respeite a distância mínima exigida, deve-se realizar o desligamento imediato da máquina.
O ambiente deve ser bem iluminado e livre de imperfeições no piso, para reduzirmos o risco de queda de pessoas e de cargas.
Os operadores de máquinas devem possuir visão ampla do ambiente que executam suas atividades e devem observar sempre nos cruzamentos entre as ruas no interior do armazém os espelhos convexos, que possibilita aos condutores que vejam e sejam vistos por outros operadores e suas máquinas. Olhar os espelhos antes de qualquer conversão possibilita o operador a prever qualquer situação de risco (cargas tombadas e/ou pessoas fora da passagem de segurança). O operador deve relatar ao seu superior imediato qualquer irregularidade na máquina (freio, iluminação, direção e emissão de sons do equipamento).
Nunca posicionar cargas, máquinas e objetos próximos aos equipamentos de combate a incêndios (extintores e caixa de hidrantes), pois existem vários materiais combustíveis no interior dos armazéns (madeira dos pallets, papelão, isopor, dentre outros).
Todo colaborador deve saber o número do ramal de emergência. Se você não sabe, consulte o técnico de segurança.