Dicas para ter mais segurança no uso do GLP
Nesse DDS vamos falar sobre segurança no uso do GLP.
O que é GLP?
Mais comumente conhecido como gás de cozinha, consiste numa mistura gasosa de hidrocarboneto obtido de gás natural das reservas do subsolo, ou do processo de refino do petróleo cru nas refinarias. Assim como a gasolina, o diesel e os óleos lubrificantes é um subproduto do petróleo.
No Brasil é bastante utilizado para o cozimento de alimentos e tem maior presença do que a energia elétrica, a água encanada e a rede de esgoto.
Sua forma de armazenamento é em botijões de aço. Nos países desenvolvidos, o GLP é largamente utilizado em aplicações industriais, comerciais e agrícolas.
Por ser bastante utilizado e conhecido por todos, muitas vezes o manuseio e armazenamentos corretos e as medidas de segurança necessárias acabam sendo esquecidas.
Dicas de segurança no uso do GLP
→ Onde armazenar o botijão?
– Coloque sempre em locais ventilados, para dispersar o gás em caso de vazamentos;
– Nunca armazene em locais fechados (armários, vãos de escadas, porões, etc.);
– Nunca coloque próximo a tomadas, interruptores a instalações elétricas;
– Nunca instale próximo a ralos, pois por ser mais pesado que o ar o gás pode se depositar nesse local e qualquer chama ou faísca poderá provocar um acidente;
– De preferência, coloque o botijão fora da cozinha em local arejado e protegido das intempéries.
→ Compra segura
– É importante você se assegurar que está comprando um gás de companhia comprometida com qualidade e segurança. Confira o lacre e a etiqueta.
→ Quando o gás acabar:
– Nunca vire ou aqueça o botijão (para verificar se realmente acabou);
– Antes de trocar o botijão verifique se todos os botões dos queimadores do fogão estão desligados;
– Não realize a troca na presença de qualquer fonte de calor (chamas, brasas, faíscas, etc.);
– Nunca role o botijão, somente transporte-o na posição vertical;
– Retire o lacre de segurança levantando a própria aba do anel externo e gire-a no sentido anti-horário até o disco central sair completamente;
– Retire o regulador de pressão do gás do botijão vazio, e em seguida, encaixe e rosqueie-o sobra à válvula do botijão cheio;
– Use apenas as mãos para realizar a troca;
→ Verificando a existência de vazamentos:
– Passe uma espuma com sabão ao redor da conexão da válvula de saída do gás/regulador de pressão de gás. Caso surjam bolhas, repita a operação. Se o vazamento continuar, desconecte e veja se há algum vazamento na válvula e chame assistência especializada.
→ E o que fazer caso o vazamento comece sem que eu esteja presente?
– Nunca utilize fósforos ou isqueiro para comprovar a existência do vazamento! O cheiro característico de enxofre já faz esse papel.
– Caso haja vítima de inalação, remova para um local arejado. Se não estiver respirando e quem estiver prestando o socorro conhecer as técnicas de respiração artificial, aplique-as.
O GLP é classificado como um gás asfixiante simples.
É inerte, porém quando em altas concentrações em ambientes confinados reduzem a disponibilidade de oxigênio (é o que acontece em um local fechado com vazamento de gás).
Assim, quando a pessoa inala o gás, este ocupa o espaço do oxigênio na árvore brônquica (nos pulmões).
Em alguns casos, se o resgate não chegar a tempo a vítima pode chegar ao óbito.
– Se houver contato com a pele retire imediatamente as roupas e sapatos contaminados. Lave a pele com água em abundância por pelo menos vinte minutos.
– Em caso de contato com os olhos, lave-os com água em abundância por pelo menos vinte minutos mantendo as pálpebras separadas.
Em todos os casos ligue imediatamente para o socorro médico e aguarde sua chegada. Guarde o rótulo do produto, se possível.
Agindo com segurança e mantendo os cuidados necessários os riscos passam a ser evitados mantendo a integridade tanto do ambiente quanto das pessoas presentes nele.