Skip to main content

Cuidado Ativo

Cuidado ativo
DDS sobre cuidado ativo, prática que ajuda na prevenção de acidentes.

Olá! Eu sou o Herbert Bento do DDS Online e no DDS de hoje vamos falar sobre cuidado ativo. O cuidado ativo vai além de proporcionar um ambiente seguro para todos os colaboradores de uma empresa. Essa prática também busca trazer empatia para o ambiente de trabalho, e se preocupar de maneira humana com cada um ali presente.

Se você ainda possui dúvidas sobre a definição de cuidado ativo e o motivo pelo qual ele é tão importante, não se preocupe. Aqui, explicaremos como essa prática pode trazer benefícios únicos para o local de trabalho e, também, daremos dicas sobre algumas ações para tornar essa prática parte da rotina dentro da empresa.

O que é o cuidado ativo?

O cuidado ativo é uma prática que busca prevenir os acidentes dentro do ambiente ocupacional. Essa ferramenta vai muito além de uma pessoa se preocupar apenas por si. Ela também busca trazer uma conscientização da importância de se deixar cuidar e, também, de cuidar dos outros.

Cuidado ativo
Cuidado ativo

É importante ter em mente que para que essa prática seja exercida da melhor forma possível, será necessário também um treinamento prévio de gestores e líderes. Esses, serão os responsáveis por conscientizar os colaboradores sobre a importância de agir com pró atividade e empatia.

O cuidado ativo, atualmente, é dividido em nada mais nada menos do que três pilares. Sendo eles o cuidar de si, se deixar cuidar e, também, o cuidar dos outros. Vale destacar que todos esses pilares se complementam entre si e, assim, permitem sucesso quanto a essa prática.

Primeiro pilar: cuidar de si

O primeiro pilar, que se refere ao cuidar de si, diz muito sobre como o autocuidado é importante na vida de cada um, sendo um pré-requisito para poder cuidar do outro com excelência. Alguns exemplos sobre como um colaborador pode cuidar de si mesmo envolve uma excelente noite de sono, uma alimentação adequada e, até mesmo, um excelente tempo de descanso e diversão.

Segundo pilar: se deixar cuidar

Já o segundo pilar diz respeito a se deixar cuidar. Muitos colaboradores podem se sentir mais resistentes em aplicar essa prática. Isso devido ao fato de que, nem todos, estão abertos para aceitarem a empatia do outro. Contudo, com algumas ações, eles aprendem que se deixar cuidar, nada mais é do que um ato de confiança e maturidade.

Terceiro pilar: cuidar do outro

Por fim, o último pilar se refere a importância de cuidar do outro, ou do próximo. É importante enfatizar que essa ação não necessariamente está ligada com práticas sociais, como doação de cestas básicas ou visitar orfanatos. Mas, sim, com pequenos atos que podem trazer benefícios na vida do seu colega de trabalho. Por exemplo, a educação durante um diálogo pode mudar completamente o dia de um colega. Outro exemplo, avisar sobre a importância do uso correto do EPI. São ações simples que podem salvar vidas.

É importante ter em mente que todos esses pilares podem ser ensinados por meio dos líderes e gestores, e funcionam bem em todas as empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte, imaturas ou não.

Por que o cuidado ativo é importante?

O cuidado ativo é uma das práticas mais importantes que existem no ambiente de trabalho. Afinal, ele tem como objetivo diminuir os acidentes laborais, fazendo com que eles cheguem a uma incidência de zero.

Além disso, essa prática também ensina a todos os colaboradores a importância de entender a segurança como uma meta não só para si, mas como um valor em conjunto, que deve ser buscada e alcançada. Ou seja, auxiliam também no amadurecimento, pessoal e profissional, de cada um desses funcionários.

Vale destacar que essa implementação de pilares faz com que esses colaboradores se sintam responsáveis pela segurança dos seus colegas e aumentem a empatia por cada um deles. Segundo os estudos, esse detalhe permite com que eles criem, também, um sentimento de pertencimento.

Obstáculos para implementar o cuidado ativo

A prática do cuidado ativo, infelizmente, pode encontrar alguns obstáculos em sua implementação. Por exemplo, alguns líderes que ainda não estão preparados para orientarem os seus colaboradores sobre a importância dessa ferramenta no ambiente de trabalho.

Quando falamos sobre crenças, nos referimos aos ideais de cada pessoa. Afinal, cada um possui uma criação e já passou por experiências completamente diferentes até chegar aonde se encontram.

Por exemplo, muitas pessoas acabam não praticando o autocuidado por falta de tempo, ou, simplesmente porque acreditam não ser um ponto importante em sua vida profissional. Como demonstramos anteriormente, sem esse pilar a prática do cuidado ativo não consegue ser exercida da maneira correta.

Além disso, muitos colaboradores podem não gostar de serem cuidados pelos seus colegas de trabalho. De modo que é raro encontrar uma pessoa que goste de ser repreendida diante de alguma ação, principalmente no ambiente profissional. Por exemplo, em relação aos seus cuidados sobre EPI.

 A falta de preparo dos líderes e gestores, por sua vez, também pode ser um grande problema para a implementação do cuidado ativo, visto que eles são pessoas que os colaboradores possuem como grandes inspirações.

Apesar de todos os obstáculos, com o conhecimento e a prática necessária essas barreiras podem ser ultrapassadas da melhor maneira possível. Desse modo, a repetição dos pilares pode, sim, levar a um excelente resultado dentro da empresa.

7 ações para incentivar o cuidado ativo

Algumas ações podem auxiliar, e muito, na implementação do cuidado ativo dentro do local de trabalho. Essas estratégias agirão reforçando a importância dessa prática e contribuirão para manter a segurança de todos os colaboradores dentro da empresa em questão.

Veja abaixo alguma dessas ações para incentivar o cuidado ativo.

Integrar as equipes

Como explicamos anteriormente, o cuidado ativo vai além de cuidar de si próprio. Afinal, o colaborador também deve cuidar do próximo e deixar ser cuidado pelos seus colegas de trabalho. Para tal, é mais do que necessário integrar as equipes dentro da empresa.

Por exemplo, um ambiente onde existe competitividade entre cargos e, até mesmo, entre áreas, não permitirá com que a prática do cuidado ativo seja realizado. Visto que cada um desses colaboradores estarão mais propensos a cuidar mais de si, e dos colegas que estão em sua área de convívio.

Cuidado ativo
Cuidado ativo

Para unir as equipes e proporcionar um ambiente harmônico, é necessário criar uma interdependência entre os colaboradores. Afinal, quanto mais unidos, maiores serão os resultados da prática em questão.

Ações que permitem com que eles troquem experiências entre si, e ao mesmo tempo se divirtam pode trazer excelentes resultados. Além disso, palestras e capacitações sobre a importância da segurança como um todo também promete ser mais do que efetiva.

Buscar por inovações

Capacitar os líderes e, também, os colaboradores com postura inovadora pode ser uma excelente ferramenta na implementação do cuidado ativo. Isso devido ao fato de que essa ação proporcionará um perfil analítico, que fará com que eles estejam mais sujeitos a enxergar melhorias e, também, a colaborar com a empresa. Sem dúvidas, esses aprendizados trarão muitas inovações relacionadas à segurança dentro do local de trabalho.

Essa inovação pode ser buscava por meio de palestras e workshops que permitem com que os funcionários criem um olhar diferente sobre os processos. Um investimento que valerá a pena.

Avaliar os pontos fracos da empresa

Avaliar os erros do passado se faz mais do que necessário quando a empresa está buscando seguir novos caminhos ou melhorias. Essa análise permitirá com que esses pontos fracos não voltem a ser uma rotina dentro do ambiente de trabalho e sejam eliminados de uma vez por todas.

Dentro de uma empresa, erros como o manuseio incorreto de alguma ferramenta ou uso inadequado de um EPI podem acontecer e, infelizmente, causam um grande risco para o colaborador em questão.

Para evitar que novos colaboradores estejam em risco novamente, se faz necessário aplicar ações para que esse erro não volte a acontecer. Aqui, palestras e capacitações para os funcionários também são grandes sugestões.

Agir com segurança

Capacitar os colaboradores a agir com segurança também é uma excelente forma de manter a sua empresa longe dos perigos. Com esse ensinamento, caso um potencial risco apareça, eles estarão prontos para agirem com o diálogo, ações corretas e registros adequados.

De modo que, incentivar os colaboradores a passarem as informações para os seus superiores é mais do que necessário. Afinal, esses líderes poderão tomar medidas efetivas para que esse risco não volte a acontecer dentro da empresa. Todos trabalhando juntos, sem dúvidas, trarão um ambiente seguro e harmônico.

Investir na influência positiva

Com toda a certeza, a maneira ideal de buscar colaboradores exemplares é fornecer a todos eles bons exemplos. Assim, a capacitação de líderes e gestores se faz mais do que necessário. Estes, devem estar preparados para trazer orientações sem julgamentos, broncas ou repreensões.

Por exemplo, de nada adiante um líder repreender de forma agressiva um colaborador porque ele está manuseando um instrumento de forma incorreta. A melhor situação, aqui, é explicar o motivo pelo qual esse manuseio pode ser muito perigoso para ele e, também, para a empresa como um todo. Logo em seguida, se necessário e sem expor a situação, esse líder pode proporcionar capacitações para esse e os demais funcionários.

Outro exemplo diz respeito aos julgamentos. A partir do momento que um líder age julgando integrantes da sua equipe, a confiança passará a ficar abalada. Assim, será muito mais difícil construir os pilares do cuidado ativo dentro desse ambiente, visto que não há vontade para uma contribuição coletiva. Em contrapartida, se um gestor tratar bem seus funcionários e mostrar a eles o caminho da um ambiente sem risco, eles seguirão de olhos fechados.

Além disso, atitudes como essas farão os demais funcionários replicarem os cuidados com os demais, detalhe que auxiliará na implementação do cuidado ativo dentro desse ambiente de trabalho.

Trazer melhorias para processos

Uma outra ação que pode incentivar o cuidado ativo é apostar em melhorias no processo. Vale destacar que todo processo, pode sim, ser melhorado. Assim, buscar soluções, em conjunto com todos os colaboradores, para essas melhorias é uma excelente opção. É importante sempre estar visando a segurança do ambiente e o bem-estar de todos.

Para tal, promover debates durante as reuniões e, até mesmo, uma caixa de sugestões é uma excelente ideia para captar ideais de todos os lados. Assim, todos os colaboradores poderão participar, visto que alguns, mais do que outros, possuem vergonha de exporem as suas opiniões abertamente.

Dentro desse cenário, alguns colaboradores poderão sugerir a troca que equipamentos diante do desgaste, e até mesmo a adoção de um novo EPI necessário para determinada função. Nada mais valioso do que escutar, diretamente dos colabores, quais seriam as melhores maneiras de deixar o local de trabalho mais seguro. Afinal, eles são os responsáveis por estarem em contato com esses itens, todos os dias durante as suas rotinas.

Prezar pelo local de trabalho

De nada adianta cuidar da relação dos funcionários, se a empresa não se importa com o ambiente em que eles trabalham, não é mesmo? Sendo assim, uma outra ação visando estabelecer um cuidado ativo excelente dentro da empresa é buscar fornecedores e parcerias confiáveis.

Por exemplo, trazer parceiros que proporcionam a separação de resíduos dentro da empresa é uma ótima opção, bem como fornecedores que, realmente, estão preocupados com o bem-estar como um todo. Assim, eles poderão proporcionar móveis e objetos que permitem um trabalho confortável.

Apesar de parecerem pequenos detalhes, essas ações tornarão o ambiente muito mais seguro e saudável para todos os colaboradores. Além de que, por meio dessas contratações, você criará uma parceria com empresas que estão alinhadas com os princípios da empresa.

Vale destacar que, além de contratar essas empresas, se faz necessário fiscalizar as necessidades do ambiente de trabalho. Afinal, somente assim será possível fornecer um ambiente agradável, limpo e seguro para todos.

Conclusão

Todas essas ações podem ser repassadas em uma reunião ou, também, em uma capacitação dentro de uma empresa. Nós não temos dúvidas de que, com elas, os três pilares do cuidado ativo serão implementados com sucesso dentro do ambiente de trabalho e que todos os colaboradores poderão usufruir da segurança estabelecida com essa fantástica prática.

Outros DDS

Gostou desse DDS sobre cuidado ativo? Então confira também:

50 temas de DDS

Temas de DDS atualizados

O famoso DDS do rato

Para aprender mais sobre SST

Se você é profissional SST e quer aprender mais sobre segurança do trabalho, então conheça também nosso outro site, o Blog Escola da Prevenção.