Incêndio na boate Kiss: que lições podemos tirar
Na palestra de DDS de hoje vamos falar um pouco sobre incêndio e sua prevenção. Veremos também os tipos de riscos aos quais nós, seres humanos, estamos expostos quando em contato com o fogo ou com a fumaça tóxica gerada pelo incêndio.
Em 27 de Janeiro de 2013 um princípio de incêndio ocorrido levou ao óbito 242 pessoas, a maior parte composta por jovens universitários. O acidente ocorreu na madrugada durante uma festa que congregou estudantes da Universidade de Santa Maria, pequena cidade localizada no interior do Rio Grande do Sul.
Para nós, mais importante do que repetir diversas informações apresentadas na mídia, vale tentar aprender com essa lamentável tragédia.
Vejamos abaixo algumas lições que podemos tirar desse episódio:
- procure desenvolver uma consciência de incêndio, ou seja, quando entrar em um ambiente procure avaliar eventuais rotas de saída, saídas de emergência, a presença de extintores e sinalizações de segurança, botões de alarme, etc. Esses sinais podem mostrar se a administração do local está preocupada com questões de segurança.
- a importância da existência de rotas de fuga, as saídas de emergência em dimensão suficientes e adequadas para a quantidade de pessoas presentes no local
- o papel fundamental do Corpo de Bombeiros na inspeção e eventual interdição de locais inapropriados
- a necessidade da existência e do devido treinamento da brigada de incêndio ou do bombeiro civil, dependendo do caso
- atenção redrobada aos produtos inflamáveis tendo em mente que também a fumaça gerada por esses materiais mata rapidamente, mesmo sem contato com fogo
- conheça a rota de saída do local onde você está, se ele qual for. Sempre se pergunte: em caso de emergência, para onde eu corro?
- em caso de emergência, não procure recolher objetos pessoais pois a sua vida tem valor infinito se comparado com eles
E você, que aprendizado pode tirar dessa situação?