DDS Online

Acidente no Restaurante Filé Carioca na Praça Tiradentes

No dia treze do mês de outubro houve uma explosão de gás no restaurante Filé Carioca na Praça Tiradentes que culminou com a morte de quatro pessoas e mais de uma dezena de feridos.

O restaurante funcionava com alvará provisório, pois a obtenção do definitivo somente se dá com a aprovação dos bombeiros e segundo eles nunca houve o pedido do alvará definitivo. Segundo investigações, a polícia acredita que o gás de cozinha vazou e se acumulou durante toda a quarta-feira, feriado de doze de outubro, quando o restaurante ficou fechado. No retorno ao trabalho na quinta, uma faísca ou cigarro poderia ser a causa da explosão.

Em depoimento, dois funcionários da empresa responsável pela reposição de cilindros de gás no restaurante relataram não contar com um equipamento para medir possíveis escapamentos de gás e que isso era verificado pelo olfato ou pelo velho método da espuma. O dono do restaurante declarou que desconhecia proibição ou qualquer norma contrária ao uso de gás no local.

Muitos acidentes acontecem não por má fé de dirigentes ou funcionários, mas sim pelo desconhecimento de normas e atitudes básicas no dia a dia. Funcionários precisam ficar seguros sobre os procedimentos a serem realizados quando surgem situações não rotineiras, e no caso citado acima, a ausência de conhecimento por parte dos funcionários como também do dono do estabelecimento sobre normas de segurança, fez com que instalações irregulares de cilindros de gás gerassem um acúmulo de gás no local e mesmo sentindo cheiro forte de gás no restaurante, alguns funcionários adentraram no ambiente para iniciar sua rotina de trabalho quando ocorreu a explosão.

Podemos constatar uma série de irregularidades neste caso. Vamos citar aqui apenas algumas relativas à segurança:

1º Ao iniciar uma atividade comercial verificar todas as normas exigidas para o estabelecimento. Existem profissionais para dar toda esta orientação.

2º Não pular etapas, mesmo que haja brecha na legislação, como por exemplo inaugurar seu negócio sem as liberações básicas. Isto poderá trazer “dores de cabeça” futuramente.

3º Quando seu negócio já estiver em funcionamento, iniciar logo o treinamento de seus funcionários passando normas simples de procedimentos de segurança. No caso citado os empregados do restaurante teriam tido outra atitude.

Enfim, ficou constatado que a pressa em se abrir um negócio ou talvez a idéia de se economizar em determinados procedimentos custará ao empresário um valor bem maior.

Você está aqui: Home Categorias Temas Clássicos Acidente no Restaurante Filé Carioca na Praça Tiradentes