DDS Online

Cuidados ao utilizar o computador por períodos prolongados

Olhos irritados ou vermelhos, cansaço visual, sensação de areia nos olhos e visão embaçada são alguns dos problemas oculares gerados pelo uso excessivo ou errado dos computadores. 

 

"Chega um momento do dia em que a pessoa começa a sentir dificuldade para focar objetos e certo desconforto na vista". Para quem trabalha em frente a uma tela o dia inteiro, o oftalmologista recomenda estabelecer pausas de dez minutos a cada hora de trabalho em frente ao computador, piscando várias vezes. 

 

O ideal é sair da frente da tela e, de preferência, ir tomar um café em outro local ou olhar para uma janela. Os oftalmologistas também aconselha não posicionar o computador diante de uma janela porque o excesso de luz na direção dos olhos terá efeito duplicado. 

 

É preciso trabalhar em um ambiente iluminado, inclusive com lâmpadas incandescentes. O contraste com a luz emitida pelo monitor em um local escuro faz muito mal à visão. Outra dica é hidratar o corpo e, sempre que necessário, pingar lágrimas artificiais para lubrificar o globo ocular. 

 

Caso a pessoa sinta qualquer distúrbio na visão, o ideal é consultar um especialista.

 

Esse DDS foi gentilmente cedido por nosso leitor Eduardo Fernandes. Ao Eduardo, obrigado pela colaboração! 

Você está aqui: Home Categorias Temas Clássicos Cuidados ao utilizar o computador por períodos prolongados