DDS Online

Prevenção – A melhor ferramenta da segurança do trabalho

Meu querido leitor do DDS online quero abordar com você neste DDS, a melhor ferramenta que o técnico de segurança e trabalhadores usam e abusam no seu dia a dia. E como diz o ditado popular, que anjo da guarda também tem seu momento de descanso, nem sempre você poderá contar com a sua proteção, concordam comigo?

PREVENÇÃO, essa sim é a ferramenta mais poderosa que qualquer técnico ou engenheiro da segurança do trabalho pode ter em seu cronograma para comemorar como meta do dia nas estatísticas de não acidentes. Portanto, destacarei aqui para vocês algumas dicas relevantes de como prevenir acidentes faz toda a diferença em todos os momentos de sua vida!

Você sabia que dos números levantados sobre a idade das vítimas de acidentes, 13% tinham em média 53 anos ou mais, segundo dados do DNIT? Muitos desses acidentes derivam-se do fator agilidade, visto que é naturais idosos perderem a velocidade do passo com a idade, não é mesmo? E não podemos esquecer também da audição, força e limitação da visão.

Exemplo disso é que um órgão de SP fez uma medição que verificou a redução substancial na velocidade dos pedestres no momento de transpor a rua, para aqueles com mais de 60 anos. E interessante é que esses cidadãos precisam mais ou menos do dobro de tempo para realizar a transposição sem aumentar o ritmo do passo.

ANTES DE QUALQUER COISA, AS DICAS:

- Seja sempre prudente, e use a faixa de pedestres para transposição, como aprendem as crianças na escola nos primeiros anos da escola fundamental;

- Nos locais em que não há semáforos e faixas, não abra mão de passarelas e acessos subterrâneos. Fique ligado, e saiba que nunca é demais você estar se policiando. Nunca atravesse em passarelas correndo, pois o maior prejudicado será você.

- Quando você estiver atravessando uma rua, não atravesse com seu olhar para outra coisa ou pessoas. Essa ação o coloca em posição de risco por ficar distraído;

- Uma das causas de acidentes é você, pedestre, atravessar a rua falando ao celular; é um passo ao acidente!

- Você, pedestre da terceira idade, não foque a atenção somente em carros grandes, mas também nas bicicletas que costumam andar na contramão; redobre o foco com as motos: é um risco crítico e são imprevisíveis;

- Nas residências estão um dos vilões de acidentes> as escadas! Por isso, como medida preventiva, o ideal é instalar barras de segurança e também nos boxes e banheiras. Use o corrimão sempre!

DICAS REFLEXIVAS:

ATENÇÃO: Como nossas vidas não tem preço, e seu valor é sagrado, vai uma dica avaliativa: Ao sair de casa para defender seu pão de cada dia, primeiro dê um abraço em sua família, um por um; concentre-se ao ir, chegar no trabalho e fazer o DDS, ore e agradeça a Deus pela sua vida e de sua família; trabalhe sempre com disciplina operacional e chegando em casa, agradeça mais uma vez ao Supremo por superar mais um dia com segurança;

Enfim, meus caros leitores assíduos que nos curtem todas as manhãs vai uma sugestão que pratico no trabalho antes de começar o DDS: Bom dia a todos! Antes de qualquer coisa, meus caros, a regra de ouro, a vida, nosso maior valor; segundo, segurança sempre, e terceiro, como consequência, a produção! Gostaram desse tripé da segurança, como digo? Obrigado, sucesso e abraço pelo pouco tempo que interagimos!

Autor original: Marcos Paixão Lemos & Membro titular Vale/CIPAMIN VGR

Você está aqui: Home Categorias Segurança Prevenção – A melhor ferramenta da segurança do trabalho