DDS Online

Empilhadeiras, vocês sabem o que são e para quê servem? (parte 1)

Esse conteúdo foi gentilmente cedido pelo nosso colunista Christian Cleber, da RIP Serviços Industriais Ltda - Movimentação.

Olá amigos do DDS ONLINE, hoje gostaria de dividir com vocês um pouco do meu conhecimento sobre este equipamento fundamental em qualquer empresa que necessite de transportar grandes volumes de cargas.

Para quem não sabe, a empilhadeira é um veículo industrial direcionado somente ao transporte, movimentação e empilhamento de materiais diversos. Este equipamento substitui boa parte do esforço desnecessário que vários homens deveriam realizar para mover o mesmo material de um ponto A para um ponto B. Existem vários tipos, modelos e aplicações de empilhadeiras, onde as mais utilizadas são as de combustão ( Gasolina, GLP, Diesel) geralmente direcionadas para setores externos, e as elétricas, (movida por bateria tracionaria) que por não emitirem gases poluentes, na maior parte dos casos são direcionadas a setores internos, como o de industrias alimentícias por exemplo, que não podem ter nenhum tipo de poluente em suas dependências internas. Estes são apenas alguns exemplos, pois cada caso é um caso diferente e estas empilhadeiras elétricas também são utilizadas em outras aplicações fora do ramo alimentício. Existem outros modelos de empilhadeiras, mas estes não serão mencionados aqui.

Como todo veículo, para ser operado o condutor deverá ser capacitado para isso. Tendo este que passar por um treinamento ministrado por uma entidade autorizada e certificada, que o habilite para tal função. Lembrando que toda empresa assim como também o próprio operador de empilhadeira, tem plena responsabilidade civil e criminal sobre qualquer tipo de acidente fatal ou não que possivelmente venha acontecer durante a jornada de trabalho. Tal seriedade deste quadro, vem fazendo com que empresas preocupadas com a saúde e integridade física de seus colaboradores, venham constantemente investindo em cursos e reciclagens para operadores de empilhadeiras assim como também investindo em DDS´s que abordam os vários tipos de riscos que a má utilização deste equipamento possam trazer a toda corporação.

Possivelmente você já deve ter visto alguém suspendendo um colaborador na lança de uma empilhadeira, para que este fosse trocar uma lâmpada da oficina ou pegar algo que estava fora de seu alcance. O que você acha disso? É correto? Qual o risco que esta atitude pode causar ?

Em muitos casos, existe a utilização da famosa “Gaiola” onde o colaborador entra em um tipo de “cercadinho” com um pequeno portão de acesso. Esta Gaiola é elevada pela empilhadeira com o colaborador dentro até uma altura qualquer para que um determinado serviço seja realizado.

Em muitas empresas, a Gaiola é totalmente proibida, sendo que em outras é totalmente aceita e utilizada para quase todo serviço em altura. Analisando o quadro, percebemos que este não é um acessório seguro, e o principal item em questão está aliado ao fato de que empilhadeiras foram feitas apenas para transporte e elevação de cargas e nunca de pessoas. Para elevar pessoas existem equipamentos corretos e destinados a somente este fim, como o caso das plataformas elevatórias por exemplo.

(*) Segundo a norma NR 18, ( Norma regulamentadora do ministério do Trabalho ligada à construção Civil) diz que é proibido o transporte de pessoas por equipamento de guindar ( item 18.14.19 )

(*)A NR 29, ( Norma regulamentadora que trata de trabalhos portuários) diz que é proibido o transporte de trabalhadores em empilhadeiras e similares, exceto em operações de resgates e salvamento (item 29.3.6.9.3). Logo é proibida a utilização de empilhadeira como forma de transporte de pessoas, por mais segura que ela se encontre, na construção civil.

Se você conhece alguém que faça esse tipo de procedimento, converse com ele. Explique os possíveis acidentes que ele pode estar causando, como tombamento da empilhadeira e do colaborador que está suspenso, risco de morte do mesmo e também dele próprio.

Assumir o risco vale a pena para você?

Forte abraços a todos.

(*) Informações complementares retiradas do site: http://pt.scribd.com/doc/50789744/Empilhadeira-elevacao-de-pessoas-6226

Esse conteúdo foi gentilmente cedido pelo nosso colunista Christian Cleber, da RIP Serviços Industriais Ltda - Movimentação.

Você está aqui: Home Categorias Segurança Empilhadeiras, vocês sabem o que são e para quê servem? (parte 1)