Cozinha industrial: principais riscos de acidentes e medidas mitigadoras

Esse tema de DDS tem como objetivo de informar os principais riscos de acidentes e medidas preventivas que podemos adotar numa cozinha e os cuidados durante a manipulação e preparação dos alimentos. Esperamos que este DDS seja seu companheiro no dia-a-dia, orientando e informando em vários momentos do seu trabalho. Por isso, leia com atenção e compartilhe as sugestões e recomendações.

Acidentes em cozinhas industriais infelizmente são bem comuns devido aos diversos riscos existentes como queimadura, corte e risco de quedas. A ocorrência não desejada desses acidentes traz conseqüências graves. Além da higiene na cozinha que é fundamental, a organização e limpeza são itens que contribuem para evitar a ocorrência dos acidentes. Saiba mais sobre os principais riscos e quais as recomendações necessárias.

Riscos de queimaduras: As queimaduras são muito perigosas, provenientes de óleo quente que quando em contato com equipamento quente podem derramar ou salpicar queimando e causando lesões sérias.

Recomendações: Utilize corretamente os equipamentos tais como fritadeiras para evitar as queimaduras. Ao manusear objetos quentes e em temperaturas extremas que podem causar grandes queimaduras, faça uso das luvas de proteção de segurança.

Cortes e Equipamentos Perigosos: Em uma cozinha industrial o potencial de acidentes são enormes devido à presença de máquinas e equipamentos. Lesões e cortes nas mãos e dedos são freqüentes devido ao grande uso de lâminas, facas, processadores e outros objetos pontiagudos e cortantes.

Recomendações: Use luvas de malha de aço que são as mais indicadas para atividades de corte, luvas resistentes que cubram seus pulsos e que se encaixem perfeitamente. Participe dos treinamentos e campanhas de conscientização.

Quedas: Outro potencial de acidentes muito comum na cozinha são as quedas e tropeções devido aos pisos escorregadios ou irregulares. Óleo e gordura usados em áreas de cozimento, fritura ou recipientes utilizados no transporte desses alimentos podem respingar ou serem derramados no chão causando graves acidentes. Água proveniente de pratos e pias de lavar louça também são os maiores causadores das quedas.

Recomendações: Caso derrame óleo no chão limpe imediatamente o local, verifique se as passagens estejam livres de caixas e recipientes vazios. Mantenha a ordem e organização no ambiente. Os pisos devem ser com revestimentos antiderrapantes para evitar escorregões. Pisos irregulares representam risco de queda e tropeço, alerte seus colaboradores quanto ao perigo de tropeçar.

Conclusão

Faça bom uso dos manuais de segurança, das placas de alertas de segurança para lembrá-los dos riscos existentes. Use corretamente os EPIs. Evidencie seus colaboradores sobre os riscos e ações que devem ser tomados na ocorrência de acidentes. Obedeçam às orientações dos profissionais de segurança, aproveite bem os treinamentos oferecidos pela empresa, realize diariamente os diálogos de segurança e participe quando houver dos levantamentos para elaboração do Mapa de Riscos Ambiental de seu setor de trabalho.

Sugestão

Quer saber mais como é elaborado o mapa de riscos e como você pode contribuir na identificação dos riscos existentes no seu ambiente de trabalho? Faça o Curso Mapa de Riscos - Guia Prático de Implantação

Obrigado por comentar.

Comentários   

 
salomão ferreira
+2 #5 salomão ferreira 17-07-2013 07:20
muito bom!!!!!!!!!!!! que termas interresantes me ajudou muito
 
 
MARCOS PAIXÃO LEMOS
-3 #4 MARCOS PAIXÃO LEMOS 19-06-2013 02:05
EXCELENTE TEMA, INFORMAÇÕES MUITO ESCLARECEDORAS E EDUCATIVAS NO ÂMBITO INDUSTRIAL, SENSIBILIZA E INDUZ A REDOBRAR A ATENÇÃO SEMPRE...TODO O CUIDADO É POUCO! PARABÉNS!
 
 
jaqueline
0 #3 jaqueline 17-06-2013 23:46
;-) Muito grata pelos temas.São de grande valor para ser inseridos nos DDS.
 
 
André M Colombera
+2 #2 André M Colombera 17-06-2013 19:23
Boa tarde. Muito bom este DDS. Em nossa cozinha industrial (produção de formulaçãoes para revestimento de papel) utilizamos muitos produtos quimicos e utilizamos para controle o formulário FISPQ (Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos). Toda falha é investigada a causa raiz. Acidentes por aqui com manuseio de produtos químicos são raros. Vou aplicar este DDS em minha rotina diaria.
 
 
Adilor Eduardo Longo
+2 #1 Adilor Eduardo Longo 17-06-2013 16:09
Muito bom o tema. Vou usá-lo no refeitório da empresa, de imediato.
Obrigado pela sugestão.