DDS Online

Segurança numa tempestade: 10 medidas de segurança

Saber como está o tempo nesse exato momento é uma coisa. Saber como ele estará daqui à uma hora, um dia ou uma semana, é outra bem diferente. Por isso, vamos aborda a segurança numa tempestade.

Toda manhã, milhões de pessoas ligam o rádio e a televisão para saber a previsão do tempo. Céu nublado significa que vai chover? O sol da manhã vai continuar? Só depois de escutar a previsão é que elas decidem que roupa usar e se vão levar o guarda-chuva.

De vez em quando, os meteorologistas não acertam as previsões e muitas vezes somos apanhados de surpresa. Isso certamente nos deixa numa situação traumatizante. Veja por quê?

Com a chegada do inverno a quantidade de chuvas e tempestades aumenta nesta época do ano e com isso o índice de acidentes também aumenta. Como nos manter seguros durante as tempestades?

Segurança numa tempestade: 10 dicasConfira as dicas:

Algumas medidas simples de segurança são essenciais para se evitar os acidentes. Não basta apenas manter a atenção, precisamos perceber o risco o que inclui estar atentos a todas as situações, parado, andando, trabalhando, seja qual for à situação que nos encontremos devemos ficar atentos.

  1. Fique atento quando começar a chover forte, se possível procure um lugar seguro que garanta sua proteção e de quem estiver com você. Na presença de trovões evite ficar em áreas descobertas.
  2. Não se aventure a enfrentar as tempestades, pois, com elas vêm às correntezas e as inundações.
  3. Ao circular redobre a atenção quanto aos pisos e escadas eles ficam muito mais perigosos e escorregadios devido ao excesso de água.
  4. Se estiver na rua, procure caminhar na calçada próximo aos muros e fique bem longe dos postes. Evite transitar e dirigir por áreas alagadas.
  5. Se durante uma tempestade ou chuva forte você estiver dentro do carro dirija devagar, mantendo boa distância do carro da frente. Este clima de chuva aumenta o número de acidentes.
  6. Cuidado com sombrinhas e guarda-chuvas, elas podem tapar sua visão e a de outros, isso certamente contribui para a ocorrência de acidentes.
  7. Se possível não saia de casa durante as tempestades. Se a água invadir sua casa, saia e procure um local seguro.
  8. Evite ficar sobre lugares alto como cobertura de edifício, laje ou telhado.
  9. Durante uma tempestade evite falar ao telefone. Os raios podem alcançar a linha telefônica aérea.
  10. Mantenha-se longe de tudo o que pode atrair ou conduzir a descarga elétrica do raio, como árvores, antenas, mastros, varais e cercas de arame, torres de alta tensão, trilhos, linhas ou cabos de energia elétrica, telefonia ou de TV, ou de qualquer edificação metálica, alta e pontuda.

Mesmo hoje, o homem sabe relativamente pouco sobre os aspectos que influenciam as condições meteorológicas. Em resumo: da próxima vez que o meteorologista disser que provavelmente vai chover, é melhor você levar um guarda-chuva!

Ou melhor, em caso de chuva forte ou tempestade, não saia de casa. Use essas dicas para se manter seguro numa tempestade.

Você está aqui: Home Categorias Segurança Segurança numa tempestade: 10 medidas de segurança