A importância da inspeção de ferramentas e equipamentos

Neste DDS vamos falar sobre a importância de inspecionar as ferramentas e equipamentos no local de trabalho.

A inspeção consiste na observação cuidadosa de suas ferramentas e equipamentos de trabalho, com o fim de descobrir, identificar riscos que poderão transformar-se em causas de acidentes do trabalho e também com o objetivo prático de tomar ou propor medidas que impeçam a ação desses riscos.

A inspeção se antecipa aos possíveis acidentes, mas quando repetidas, alcançam outros resultados: favorecem formação e o fortalecimento do espírito prevencionista que os colaboradores precisam ter. A inspeção de ferramentas é uma parte programada de cada tarefa. É tão indispensável para o trabalho a ser feito quanto a sua habilidade e qualificação para executá-lo. Verificar se as ferramentas e equipamentos estão em ordem é o primeiro passo não apenas para uma operação segura, mas também para uma operação eficiente.

A importância da inspeção de ferramentas e equipamentosQuantas vezes ouvimos alguém dizer que um melhor trabalho poderia ter sido feito se ferramentas e equipamentos melhores fossem disponíveis? Ou se as ferramentas e equipamentos estivessem em melhores condições?

Mas quando falamos sobre uma pessoa que foi ferida por causa de uma destas falhas, o quadro muda rapidamente. Nada é mais importante em nossa operação do que evitar que alguém saia ferido. A perda de um olho, de um braço, de uma perna ou de uma vida é exatamente isto - uma perda. Não há peça de reposição que devolva a condição normal.

A responsabilidade por isto cabe a cada indivíduo. A manutenção de ferramentas e equipamentos pode até não ser de sua responsabilidade pessoal, mas a responsabilidade por inspecioná-la é sua. A inspeção é apenas o primeiro passo para evitar os acidentes e ferimentos causados por equipamento ou ferramenta defeituosa.

Que tal começar por inspecionar as suas ferramentas manuais? Elas são os equipamentos mais simples e servem como extensão da mão do homem para lhe facilitar as tarefas, diminuindo a força empregada por ele, aumentando o rendimento dos serviços e protegendo-o dos riscos de acidentes. Muitos são os acidentes causados por ferramentas defeituosas, inadequadas para o serviço, utilizadas de maneira errada e na maioria das vezes são improvisadas.

E que dizer dos equipamentos? Respeite as normas e procedimentos de segurança para a operação de máquinas e equipamentos. Não opere qualquer máquina ou equipamento sem que tenha autorização e qualificação para isso. Certifique-se do correto funcionamento de segurança das máquinas e equipamentos, antes de realizar suas atividades.

Qualquer que seja o problema não tente resolvê-lo sozinho comunique imediatamente a sua liderança ou a área responsável. Não retire ou danifique as proteções das máquinas, elas são instaladas para sua segurança.

Seja cauteloso e se preocupe em manter a atenção e concentração na execução de suas atividades. Relate as irregularidades e condições inseguras em suas ferramentas e equipamentos à liderança e/ou segurança do trabalho. Utilize os EPIs determinados para a sua atividade. Realize periodicamente as auto avaliações, identificando os itens que possuem oportunidades de melhoria em sua área.

Obrigado por comentar.

Comentários   

 
suelen
+4 #5 suelen 16-05-2013 13:27
:-) Muito bom este tema, serve de alerta para um trabalho seguro e cauteloso.
para todos os colaboradores.
 
 
#Rodrigo Santos
+3 #4 #Rodrigo Santos 13-05-2013 13:20
excelente tema para se começar uma ótima semana
 
 
tharles rocha
+2 #3 tharles rocha 11-05-2013 01:41
muito bom gostei muito...
 
 
RAMON
+4 #2 RAMON 10-05-2013 20:50
Muito bacana esse tema! Pecamos muito em não fazer inspeções diárias!
 
 
Amanda Oliveira
-1 #1 Amanda Oliveira 10-05-2013 12:52
Muito legal, fazer essa observação.