DDS Online

Prevenção Auditiva - Ouça a diferença. Escute a vida!

Esse tema foi gentilmente cedido por André Maurício Colombera, Assistente de Processo na empresa OJI Papéis Especiais Ltda. Agradecemos pela contribuição.

➢ A prevenção é a melhor escolha:

Na vida, existem coisas que não podemos perder, e a audição com certeza é uma delas. Sabendo disso, devemos ficar atento e se proteger são as melhores atitudes a ser tomada.

➢ Atenção cuidadosa durante o trabalho:

No dia a dia, existem várias situações em que podemos estar exposto ao barulho excessivo, e no trabalho, em diversos momentos o perigo é ainda maior por causa do funcionamento de máquinas e equipamentos que geram barulhos contínuos por horas seguidas.

➢ Atenção nas horas livres:

Estando fora do trabalho, o perigo do barulho em excesso também existe, como por exemplo em aeroportos, shows, boates, trânsito intenso, volume alto do MP3, campo de futebol, restaurantes, etc. Neste DDS a equipe de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho reuniu importantes informações para proteger a nossa valiosa audição.

Vamos agora conhecer alguns conceitos:

O que é o som?

É a vibração do ar. Essa vibração vem de uma fonte sonora que força o ar a vibrar. Pode ser, por exemplo, a laringe responsável pela fala junto com as cordas vocais ou mesmo um alto-falante.

Como o som acontece?

Como o alto-falante a membrana vibra e força as moléculas do ar a entrarem também em vibração. No caso da voz, é a passagem do ar pelas cordas vocais que inicia sua vibração e transmite para o ar. A vibração do ar pode ser maior ou menor, mais ou menos intensa. É isso que determina a frequência e a intensidade do som.

O que é o ruído?

O ruído é a mistura de sons. Suas frequências não seguem uma ordem precisa e são diferentes entre si. O ruído é o som que causa uma sensação desagradável e irritante.

Observação importante: Quando o ruído se transforma em risco?

Se estamos em um ambiente e não conseguimos ouvir perfeitamente as pessoas no mesmo recinto, isso é a indicação de que o local é bastante ruidoso.

Você sabia? 80 decibéis é o limite seguro para audição

Abaixo uma relação de fonte sonora e intensidade sonora (decibéis):

Show de rock – 110 decibéis

Serra elétrica – 100 a 105 decibéis

Tráfego pesado de veículos – 80 decibéis

Sala silenciosa – 50 decibéis

O ruído e suas variações:

Não esqueça! Quanto maior for o nível sonoro, menor tem que ser o tempo de exposição.

Tipos de ruído:

Contínuo – sem parar

Intermitente – ocorre de vez em quando

Impacto – ocorre de repente

Como os ruídos podem afetar a nossa vida?

Além da redução auditiva, o ruído, sem proteção, pode causar vários danos a nossa saúde e ao nosso organismo e afetar significativamente a nossa qualidade de vida.

Os ruídos podem causar: alterações sexuais, aumento da pressão arterial, estreitamento dos vasos sanguíneos, zumbido no ouvido, contrações musculares, sustos.

Para nossa proteção existem protetores auditivos

Até aqui explicamos sobre os ruídos e seus fatores de risco. Agora, vejamos as maneiras de proteção para garantir nossa saúde e qualidade de vida.

Observação: A quem devemos procurar para verificar se a saúde auditiva esta regular?

O médico mais indicado para uma consulta é o Otorrinolaringologista, pois ele é especializado em ouvido, nariz e garganta.

Como identifico um bom protetor auditivo?

Vedação: Os protetores devem vedar bem os ouvidos.

Confortável: Como usaremos os protetores por horas seguidas, é importante que eles sejam confortáveis.

Eficiência: Os protetores devem ser adequados ao nível de ruído que estaremos expostos.

Compatível: Os protetores devem ser compatíveis com os outros equipamentos de proteção individual (EPIs) que utilizamos.

IMPORTANTE:

Devemos utilizar sempre protetor auricular em locais com alto nível de ruído, pois a perda da audição ocorre de forma sutil. Assim, quando percebemos algo, a perda já é bem acentuada e irreversível.

Cuide bem do seu protetor auditivo:

Protetor de silicone: Deve ser lavado diariamente com água e sabão. Também deve ser substituído com frequência, uma vez que é descartável.

Protetor de espuma reutilizável: Deve ser lavado diariamente com água e sabão. Também deve ser substituído com frequência, uma vez que é descartável.

Protetor tipo concha: Deve ser limpo com pano úmido.

Você está aqui: Home Categorias Segurança Prevenção Auditiva - Ouça a diferença. Escute a vida!