DDS Online

Instinto de sobrevivência, use-o a seu favor

Olá Pessoal !

Todos nós, seres humanos, nascemos com o instinto da sobrevivência. Não só a sobrevivência física, no sentido de proteger nosso corpo e suas funções vitais, mas também a sobrevivência psicológica.

Entre os diversos mecanismos inatos que temos para nos proteger está o medo. O medo é uma emoção muito importante, pois ela nos preserva, nos mostra situações de risco que podem causar dano às nossas vidas.

Por outro lado, temos também a tendência de, ao nos acostumarmos com um ambiente, achar que ele não nos apresenta mais risco. Por exemplo, se você trabalha há bastante tempo em um ambiente industrial, pode se acostumar tanto com ele que o medo se esvai e você acredita que nada irá acontecer.

É por esse motivo, que o pessoal da segurança do trabalho da empresa tem como dever fiscalizar o uso dos equipamentos individuais de segurança. Mas, você pode e deve facilitar o trabalho deles, sabia? Como? Usando o seu instinto de sobrevivência.

Instinto de sobrevivênciaQuando você vê uma situação de perigo você não entra automaticamente em um estado de alerta e defesa? Então, por que não faz o mesmo no seu trabalho?

Por exemplo: percebeu uma situação de perigo aos olhos, coloque seus óculos de segurança. Percebeu uma situação de risco para a qual você não está preparado? Peça orientação do técnico de segurança.

O uso dos equipamentos de segurança é exigido por normas internas da empresa, mas é o seu papel no dia-a-dia que garante a sua proteção.

Além do uso correto do equipamento de proteção, você deve também zelar pelo seu bom estado de conservação. Ele é o seu amigo, seu anjo da guarda e protetor. Cuide dele com carinho e use-o conforme o treinamento que você recebeu.

Por hoje é só ! Lembrem-se do seu instinto de sobrevivência, esse dom que você recebeu quando nasceu e use-o a seu favor. Faça bom uso do seu equipamento de proteção e cuide bem dele.

Você está aqui: Home Categorias Segurança Instinto de sobrevivência, use-o a seu favor