DDS Online

Você pratica realmente o DDS?

Muitas empresas padecem por falta de comunicação interna, sejam com gerentes, gestores, encarregados, chão de fábrica e até mesmo com a diretoria da empresa.

Os problemas vão surgindo e virando bola de neve, pois ao invés de serem resolvidos, por falta de comunicação são deixados para segundo plano, só tomam uma atitude quando acontece algo trágico, como um acidente grave, um dano ao patrimônio ou uma perda grande de investimento.

A comunicação é e sempre será a melhor maneira de se resolver um problema, principalmente quando envolve gestão de pessoas. Trabalhar com máquinas é fácil, conhecendo o funcionamento dela e um bom treinamento qualquer um tira de letra, mas quando se trata de seres humanos o gerenciamento, comportamento e diálogo é mais difícil.

Na área da Segurança no Trabalho temos o DDS (Diálogo Diário de Segurança), já ouviu falar, não é? Até usa em sua empresa, mas será que está sendo desenvolvido de maneira correta?

Vamos entender o que é DDS.

Para começar, o primeiro D de Diálogo.

Fator primordial para a comunicação, pois o diálogo consiste em uma conversa que todos têm o direito de falar e ouvir, não existe somente um que fala, comanda o diálogo.

Você tem feito isso? Tem ouvido seus colaboradores ou só você fala inibindo-os de se expressar, ou usa o DDS para impor novos conceitos ou atitudes?

Segundo D – Diário. Principalmente quando se começa a desenvolver o DDS é importante que se tenha disciplina e o faça todos os dias, escolha o melhor ambiente, horário e grupo que irá participar, pois se começar a desenvolver e perde essa disciplina irá transformá-lo em semanal, mensal até que chegue ao fim sem perceber que todo o trabalho foi perdido.

A mais importante S de Segurança, onde é a base desse diálogo, é um momento de se abordar temas relativos à segurança, meio ambiente, saúde e qualidade de vida. Não pode deixar a reunião ser palco de temas que não condiz com o foco.

Abuse, aproveite ao máximo esse momento desenvolvido para ajuda-lo a se relacionar com o grupo de trabalho e discuta, traga novidades, respeite, inove com todo seu potencial essa oportunidade também de crescimento profissional de todos que participam.

Portanto, DDS é uma breve reunião, cerca de dez minutos, que deve acontecer todos os dias em horário de expediente para colocar em pauta questões de interesse mútuo com o propósito de resgatar bons resultados, prevenir e evitar acidentes, agregar conhecimento aos funcionários, interagir e buscar sempre melhorias para todos.

Algumas dicas para se usar em um DDS para que não seja maçante.

- Não seja rabugento

- Ouça o que eles têm para falar

- Use linguagem adequada

- Abuse de imagens (seja para impactar ou motivar)

- Elabore dinâmicas

- Faça ginástica laboral

- Promova gincanas

- Use o potencial de cada colaborador

- Faça-os sentir importantes, demonstre que tem papel fundamental em sua função e que a participação de cada um é imprescindível para que o trabalho seja concluído com êxito.

Seja um bom ministrador de DDS e conquiste a confiança e participação de seus colaboradores.

SUCESSO!!!

Você está aqui: Home Categorias Segurança Você pratica realmente o DDS?