DDS Online

SIPAT, um momento da empresa unindo colaboradores, comunidade e famílias

SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é instituída pela Norma Regulamentadora nº 05 CIPA (NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidente), item 5,16 alínea o.

o) promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT;

Este evento ocorre uma vez ao ano com o objetivo de levar aos colaboradores informações sobre saúde, segurança e meio ambiente, entre outros temas que a empresa julgar necessário e interessante.

A equipe do SESMT e CIPA fica encarregada pela organização e coordenação do evento. O tema é decidido e os assuntos que serão abordados ao longo da semana complementam o tema escolhido. Palestrantes são convidados para ministrarem palestras de acordo com o tema, dentro deste contexto há momentos de entretenimento com gincanas, brincadeiras, sorteios e muitos brindes.

Alguns temas e atrações mais usuais em uma SIPAT são: ginástica laboral, aferição de pressão arterial, teatro, doação de sangue, DST/AIDS, meio ambiente, qualidade, tabagismo, alcoolismo, drogas ilícitas, qualidade de vida, alimentação e integração de grupo.

A realidade da empresa e de seus colaboradores pode sofrer grandes alterações por conta do conhecimento que é adquirido e o resultado que isso pode trazer para a empresa, em nível de diminuição de acidentes, respeito ao meio ambiente, melhorias nos relacionamentos internos e outros tantos benefícios.

Esta semana deve ser explorada para abordar todos os assuntos de maior grau de dificuldade de se trabalhar no dia a dia com os colaboradores, quebrar paradigmas e melhorar a inter-relação entre setores, hierarquia e terceiros. Há o envolvimento de todos, seja durante a organização, desenvolvimento e pós-evento.

Este é um momento em que se pode envolver as famílias, comunidades do entorno e todos os colaboradores de forma positiva e participativa.

Quando se envolve os familiares, se tem a oportunidade de aproximar os filhos do ambiente de trabalho dos pais, demonstrando assim, que a empresa se preocupa também com esses familiares e quer levar bem-estar a todos.

Certas vezes a empresa não é bem quista pelo seu entorno, talvez por provocar ruído, poluição do ar, trânsito ou algo assim, em uma SIPAT aberta ao público se tem a oportunidade de demonstrar que sua produção – mesmo que os incomode – é necessária para o progresso e que a empresa tem responsabilidade social em fazer o possível para não ser inconveniente.

Essa abertura a familiares e sociedade demonstra transparência naquilo que a empresa desenvolve e demonstra compromisso e responsabilidade.

A imagem da empresa pode e deve ser melhorada durante esse período junto às famílias, comunidades e colaboradores, enfim, partes interessadas. O tema a ser explorado é uma problemática interna que deve ser transformada em solução ou melhorias a todos.

Outro fator de extrema importância é que tudo o que foi ensinado e aprendido sejam colocados em prática por todos e que as próximas informações venham para somar e agregar valor a cada função e ao crescimento de cada um, profissional e socialmente.

Aproveite ao máximo essa semana que agrega, transforma e enobrece o homem.

Você está aqui: Home Categorias Segurança SIPAT, um momento da empresa unindo colaboradores, comunidade e famílias