DDS Online

O risco oriundo de acessórios como brincos, cordões, sapatos com cadarço, etc

Você sabia que todos os anos cerca de 2 milhões de pessoas morrem por acidentes e doenças do trabalho e que quase 1 milhão de pessoas sofrem todos os dias com ferimentos causados no ambiente corporativo?

De acordo com pesquisas do setor de segurança e saúde dos trabalhadores, os gastos causados por acidentes de trabalho ultrapassam anualmente 7 trilhões de reais.

Garantir a segurança no trabalho não depende apenas das empresas e indústrias que devem seguir à rigor as regras sobre prevenção de acidentes e redução de riscos à vida dos trabalhadores.

As atitudes cotidianas dos próprios funcionários podem comprometer a saúde e segurança no trabalho, e por isso é fundamental que recebam treinamentos e sigam orientações especificas para um ambiente seguro e satisfatório.

Ao exercer determinadas atividades os trabalhadores ficam expostos a riscos e devem então seguir procedimentos de segurança direcionados para evitar a incidência de acidentes que podem até causar óbitos.

A falta de atenção e atitudes descuidadas podem causar sérios danos à vida dos trabalhadores e as ações simples do dia a dia podem ser grandes aliados na promoção do bem-estar físico e mental dos funcionários.

Pode parecer simples, mas o fato de usar brincos, relógios, sapatos com cadarços, pulseiras, cabelos soltos, mangas e barras de calça compridas e anéis podem resultar em graves acidentes, principalmente para aqueles que trabalham próximo a maquinários.

O uso de adornos em ambientes não propícios pode acarretar em mutilações, escalpe do couro cabeludo, amputações de membros superiores e inferiores e até a morte.


Por ser necessária a proximidade de equipamentos, os operários que lidam com o acionamento de máquinas, trabalham com eletricidade e em usinas devem estar livres de quaisquer adornos para a execução das tarefas diárias com segurança e sem riscos à vida humana.

Determinar as limitações nas vestimentas e acessórios de funcionários dos mais diversos ramos de atividade deve ser tarefa de profissionais especializados em SST, mas os trabalhadores devem também contribuir com um ambiente seguro seguindo as regras de conduta e vestes de cada ambiente corporativo.


No caso específico das mulheres outra questão deve ser levantada quando se trata de segurança do trabalho; o uso de sandálias e sapatos com salto alto podem ser motivos de acidentes como fraturas causando danos tanto para as colaboradoras quanto para as empresas que devem arcar com os custos médicos e a ausência da mão de obra.

Lembrem-se que as pequenas falhas podem ocasionar em danos irreversíveis e, portanto, é essencial atenção redobrada com adornos nas tarefas que representam riscos à saúde dos trabalhadores.

Esperamos que tenham gostado do Diálogo de Segurança de hoje.

Até o próximo DDS!

Você está aqui: Home Categorias Segurança O risco oriundo de acessórios como brincos, cordões, sapatos com cadarço, etc