DDS Online

Como Evitar Acidentes em Espaços Confinados?

Motivado pelos inúmeros acidentes ocorridos no Brasil em espaços confinados, no ano de 2006 foi publicado a NR-33 que trata sobre segurança e saúde nos espaços confinados. Antes disso, só existia norma técnica brasileira que não era seguido pela maioria das empresas por não ter força de lei.

Para evitar acidentes em espaços confinados devemos seguir três pilares:

1º Conhecimento

Espaço confinado é considerado um ambiente de alto risco, a prática de entrar neste local não apropriado para circulação de pessoas, deve-se seguir uma série de recomendações como capacitar os colaboradores por funções, sendo elas Trabalhadores Autorizados (entrantes), Vigia e Supervisor de Entrada, conforme previsto na Norma Regulamentadora supracitada.

2º Testes, Avaliação e monitoramento.

A maioria dos acidentes fatais em espaço confinado ocorre por um ou mais motivos citados abaixo:

 falta de ventilação natural;

 atmosfera deficiente em oxigênio;

 atmosfera explosiva / inflamável,

 liberação inesperada de energias perigosas,

 entrada e saída limitada

 presença / mistura de contaminantes perigosos;

 barreiras / limitações do movimento;

 instabilidade do produto armazenado.

Com isso, é fundamental que o colaborador seja capacitado a monitorar de forma continua com equipamento apropriado a possível mudança da atmosfera local em virtude do trabalho que está sendo executado no ambiente.

3º Planejamento

Procedimentos para salvamento devem ser estabelecidos antes da entrada e devem ser específicas para cada tipo de espaço confinado. O espaço deve ser avaliado por pessoa com conhecimentos suficientes para assegurar atmosfera propícia para os trabalhos. Do lado externo, sempre deve haver uma pessoa (Vigia/Supervisor) atenta a qualquer desvio que, por ventura, ocorra durante a realização das atividades. Deverá ter profissional preparado com os devidos equipamentos de resgate (aparelho respiratório, roupas de proteção, botas, etc) para atender qualquer ocorrência.

Seja qual for a atividade, nenhuma é tão importante a ponto de ignorarmos a nossa segurança.

FORMACÃO ACADÊMICA: Técnico de Segurança do Trabalho, Bacharel em Administração e Técnico em Administração.

CURSOS EXTRACURRICULARES: Auditoria interna ISO 14001, Auditoria Interna OHSAS 18001, NR 10 – Segurança em Instalações e Serviço em Eletricidades, Brigada de Incêndio e Operador de Empilhadeira.

LINKEDIN: Leandro Rodrigues de Barros do Vale

Você está aqui: Home Categorias Segurança Como Evitar Acidentes em Espaços Confinados?