DDS Online

Segurança Em Ambientes Com Atmosfera Explosiva

Ambientes com atmosfera explosiva são áreas de risco e devem receber uma atenção dobrada. Em caso de acidente nessas áreas, os danos podem ser irreversíveis para empresa e fatais para os trabalhadores.

Uma atmosfera explosiva pode ser classificada como um ambiente que em contato com o oxigênio, uma proporção tal de gás, vapor, poeira ou fibras, onde uma faísca proveniente de um circuito elétrico ou o aquecimento de um equipamento pode ser fonte de ignição e provocar uma explosão.

Por isso, é importante planejar com muita atenção a instalação de equipamentos elétricos nesses ambientes. Deve-se isolar a fonte de ignição para que esta não tenha contato com o oxigênio, que é inflamável.

Segundo a NR 19, considera-se explosivo material ou substância que, quando iniciada, sofre decomposição muito rápida em produtos mais estáveis, com grande liberação de calor e desenvolvimento súbito de pressão.

Combustível + Oixgênio + Faísca = Explosão

Os pós de metais podem ser extremamente perigosos e explosivos, se misturados à quantidade certa de ar. Tais poeiras de metais podem ser tão explosivos quanto a madeira ou o carvão. As explosões de poeira podem ser evitadas se seguirmos algumas regras:

• Manter a poeira separada do ar o máximo possível (a poeira não explodirá no chão, mas caso seja chutada e levante, uma centelha pode causar a explosão).

• Não deixar a poeira se acumular (isto é, limpar constantemente os ambientes para não correr o risco)

• Manter as fontes de ignição de máquinas afastadas da poeira.

Também é necessário observar algumas regras de segurança, como não utilizar ferramentas ou utensílios que possam gerar centelha ou calor por atrito, não fumar ou praticar atos suscetíveis de produzir fogo ou centelha não usar calçados cravejados com pregos ou peças metálicas externas, pois esses podem causar centelha e manter afastados objetos que não tenham relação direta com a atividade.

Existem equipamentos à prova de explosão. Eles são conhecidos como equipamentos Ex (o símbolo é Ex d). Eles trabalham de três formas:

• Isolam e impedem que a ignição entre em contato com a atmosfera explosiva.

• Segregam as fontes de ignição.

• Reduzem os níveis de energia necessários para uma explosão.

A adoção dos equipamentos corretos para cada ambiente é obrigatório e é suscetível a multas e penalidades legais. É importante estar atento também aos EPIs.

Espero que tenham gostado dessa conversa de hoje. Até mais!

Você está aqui: Home Categorias Segurança Segurança Em Ambientes Com Atmosfera Explosiva