DDS Online

Porque devo investigar os incidentes do Trabalho?

Entender sobre os acidentes de trabalho é importante e necessário para todas as pessoas, afinal ninguém quer sair de casa para ir ao trabalho e se machucar.

Quando ocorre um acidente com algum trabalhador, os responsáveis pelo SESMT – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho devem realizar a investigação do acidente, buscando identificar o que aconteceu e o porquê o trabalhador se acidentou.

É assim que o trabalhador tem seus direitos junto ao INSS assegurados, além de que – tão importante quanto – são realizados programas para evitar novos acidentes com outras pessoas.

Muitas vezes, antes do acidente aparece o incidente. Esses eventos também devem ser estudados com calma, apontados e investigados pela CIPA e demais envolvidos para se evitar o acidente. Entenda o porquê de sua importância e necessidade.

O que é incidente de trabalho

Todos entendem o que é o acidente de trabalho. Ele é, em resumo, um evento não planejado que acontece com o trabalhador e que pode causar danos à sua saúde ou integridade física ou perda de tempo ou dano material para a empresa. Eles podem ser ainda acidente de trabalho (dentro do horário de trabalho, na empresa ou no local de trabalho) ou acidente de trajeto (quando acontece no caminho de vinda ou volta do trabalho para a casa do trabalhador, dentro do trajeto usado todos os dias).

Alguns acidentes de trabalho começam em incidentes. O incidente de trabalho é um evento ou situação não planejada que tem grande potencial de levar a um acidente. Ele pode ser considerado também como um “quase acidente” de trabalho.

Vamos exemplificar:

Um trabalhador derruba uma garrafa de água aberta em um corredor e aciona o trabalhador responsável pela limpeza. Enquanto ele chega, um outro colega de trabalho escorrega e quase cai. Ele não se machucou. Esse é um incidente de trabalho.

Outro exemplo: Ao chegar para trabalhar, os trabalhadores se deparam uma lâmpada que caiu sobre uma das mesas ou chão. Ninguém estava próximo quando aconteceu ou a lâmpada não atingiu ninguém. Também não foi observada a perda de material (exceto a lâmpada, naturalmente). Trata-se de outro incidente do trabalho.

Agora imagine a situação extrema: e se houvesse um trabalhador embaixo da lâmpada? E se ocorresse um curto circuito e princípio de incêndio? E se o trabalhador que escorregou na água houvesse caído e se machucado? E se ele não tivesse caído, mas tivesse derrubado algo de valor dentro da empresa? Nessas situações, seria um acidente de trabalho.

A importância de investigar os incidentes de trabalho

Agora que você entende um pouco mais sobre os incidentes de trabalho, fica mais fácil entender a importância de se investiga-los.

Investigar o incidente de trabalho pode ajudar a reduzir o número de acidentes de trabalho, mesmo os sem lesão, além de ajudar a controlar o índice de prejuízo da empresa com relação a perda de material.

Não deixe pra depois a investigação de incidente de trabalho! Na reunião da CIPA, ordinária ou não, leve à mesa a pauta e comece a trabalhar em prol da Segurança de seus colegas.

É cuidando dos incidentes que evitamos os acidentes!

Você está aqui: Home Categorias Segurança Porque devo investigar os incidentes do Trabalho?