DDS Online

Dicas de Segurança para Operadores de Veículos Industriais e Pedestres

Para ser operador de veículos industriais, desde automóveis de transporte de carga até os veículos utilizados para transporte de produtos e matéria prima dentro da empresa, é necessário habilidade e capacitação profissional.

Isso significa que para você poder operar um desses veículos você precisa passar por treinamento teórico e prático seguido de avaliação, depois receber a sua certificação e somente depois começar a trabalhar nessa função.

Se você não é operador de veículo industrial, você está proibido por lei a manobrar e operar tais equipamentos. Vale ressaltar que se houver insistência você poderá responder processo judicial por desvio de função, além de estar suscetível a ser demitido por justa causa.

Mas não para por aí: os veículos industriais são bastante perigosos. Não é à toa que o Ministério do Trabalho, fabricantes e os profissionais da Segurança do Trabalho exigem capacitação e treinamento constante para os operadores.

Operar esses veículos sem a habilitação pode causar graves acidentes e colocar a sua saúde e integridade física, e também a de seus colegas, em risco.

Os riscos de operar veículos industriais>

Os veículos industriais são muito utilizados em diversos tipos de empresas, dos mais variados ramos de atividades.

Os exemplos mais comuns são as empilhadeiras e as paleteiras, que são responsáveis pelo levantamento e transporte de cargas dentro dos setores da empresa.

Esses veículos são utilizados em diversos setores, desde o depósito de matéria prima, passando pela produção e finalmente acabando na expedição, após a embalagem.

Como você pode notar em seu dia a dia ou através dessa conversa, caso nunca tenha entrado em uma linha de produção de médio ou grande porte, é que os veículos fazem parte da própria produção da empresa. E eles são utilizados ao mesmo tempo em que as demais atividades são executadas, aumentando assim o risco de acidentes graves.

Além do risco de atropelamento, por exemplo, as empilhadeiras e paleteiras são máquinas que exigem prática e treinamento para sua operação. Pode parecer simples, mas não é.

Caso um trabalhador sem treinamento e capacitação opere esses veículos, é altamente provável que ocorrerá um acidente de trabalho e também prejuízos com maquinários e produtos.

Dicas de Segurança para Empilhadeiras, Paleteiras e Pedestres

É por todos esses riscos que se torna indispensável que a equipe administrativa junto a equipe do SESMT, onde houver, cuide e aplique algumas dicas de segurança no dia a dia da empresa, especialmente voltadas para a operação desses veículos.

Essas dicas englobam também os veículos automobilísticos como ônibus de transporte de trabalhadores e caminhões de carga.

Para evitar acidentes ou perdas com veículos industriais lembre-se de:

• Apenas podem operar tais veículos os profissionais habilitados e capacitados;

• É necessário observar o prazo para reciclagem dos trabalhadores;

• É proibido correr ou tentar manobras radicais com esses veículos;

• É proibido dirigir ou manobrar tais veículos fora da linha de transporte;

• Não sobrecarregue os pallets, obedeça sempre o limite máximo de transporte;

• Não opere o equipamento caso note que falta freio, iluminação ou outros problemas;

• Não realize o abastecimento fora do lugar indicado. Caso você não tenha autorização para realizar a troca, aguarde o responsável;

• Utilize todos os EPI’s;

• Obedeça ao determinado em Ordem de Serviço;

• Cuidado com os pedestres;

• Pedestres, não transitem na linha de trânsito do veículo, utilize sempre as faixas de segurança laterais;

• Trabalhe atento com os demais colegas.

Pratique Segurança e Saúde do Trabalho. Dirija com consciência!

Você está aqui: Home Categorias Segurança Dicas de Segurança para Operadores de Veículos Industriais e Pedestres