DDS Online

Chaves de fenda: como usar com segurança

A chave de fenda, chave de fendas ou chave de parafusos é uma ferramenta de metal com cabo de material variado, geralmente plástico ou acrílico, podendo também ser isolada, de ponta chata e estreita. Sua função é ser introduzida na fenda de um parafuso (tipo fenda) para girá-lo, apertando-o ou afrouxando-o. (Wikipédia)

Como manusear uma chave de fenda?

Geralmente muitas pessoas fazem essa mesma pergunta quando estão em frente a esse objeto. Boa parte da população não sabe direito o que fazer com essa ferramenta, e quando a utilizam geralmente não fazem de forma segura.

As chaves de fendas são fáceis de serem encontradas e possuem uma grande variedade de formas e tamanhos. Elas tem uma única finalidade: apertar e afrouxar parafusos.

Não é recomendado que tal ferramenta seja utilizada para alavanca, como formão, raspador ou para misturar tintas.

Uma ferramenta somente nos ajuda quando é usada para o fim que foi projetada. Em outras palavras, se for usada para um fim diferente, ela pode sim dificultar a vida de muitas pessoas, especialmente se tal uso levar a acidentes.

Sobre os abusos que essa ferramenta enfrenta, o mais comum é usar o instrumento de tamanho errado para o parafuso, isso mesmo, metade das pessoas repetem o mesmo erro.

Uma situação similar seria de uma mulher que compra um par de sapatos com número inferior aos seus pés grandes. Usamos tal exemplo para aproximar o leitor de um caso bem prática. O caso da chave de fendas com os sapatos para algumas pessoas podem não ter nada a ver, porém tenho a certeza que muitas pessoas irão se identificar com o exemplo narrado.

O recomendado é: usar a ferramenta com tamanho ideal para cada parafuso que está trabalhando. A dica é usar sempre a chave de fenda correta e temos certeza que fazendo dessa forma a sua produção renderá muito mais e seu trabalho fluirá de forma positiva.

Chaves de fenda: como usá-las com segurançaSelecionar a chave com uma lâmina grossa o suficiente para que a mesma possa se encaixar de forma correta na fenda do parafuso é bom para reduzir a força exercida para realizar a atividade e manter a chave no lugar. Isso também evita que a fenda do parafuso seja danificada.

Geralmente, boa parte das lâminas possui ângulos que permitem usar a ferramenta para mais de um tipo de parafuso. Chaves de fenda que contenham a lâmina com as faces paralelas permitem uma fixação melhor do que a chave com lâmina chanfrada (angulada).

As lâminas chanfradas possuem a tendência de sair da fenda quando a quantidade de força utilizada for excessiva. Isso geralmente acontece quando é necessária uma força a mais de torção. As chaves de fenda com ponta quadrada devem ser utilizadas para tal finalidade.

Devemos observar ainda o tamanho da ferramenta que é requisito essencial para manuseio do instrumento. Quanto maior a chave de fenda, maior será o diâmetro do cabo e quanto maior for o diâmetro do cabo, maior será à força de torção que a chave irá exercer para realizar o movimento, exigindo menos força do operador.

Vejamos algumas regras de segurança do trabalho:

• Antes de começar a pressionar o parafuso, verifique se a chave se encaixa certinho, sem folga

• Evite deixar a chave de fenda próximo a locais com alta temperatura ou expostas ao sol por muito tempo

• Chaves de fenda desgastadas podem ser recuperadas por um profissional que saiba manusear corretamente uma lima

• Chaves excessivamente desgastadas ou trincadas devem ser jogadas fora

• Antes de iniciar qualquer atividade use o equipamento de proteção indicado pela área de segurança, como óculos de segurança, capacete, etc.

 

Você está aqui: Home Categorias Segurança Chaves de fenda: como usar com segurança