DDS Online

SIPAT: refletindo para valorizar sua vida

Caro leitor do DDS ONLINE, esse DDS vai ressaltar o valor da SIPAT aos empregados e refletir profundamente o valor desse evento. Porque para gerenciar riscos dispomos de várias ferramentas visando o desafio do acidente zero! Não diz o ditado popular que “é melhor prevenir do que remediar”?

 

Para início de conversa e cumprindo seu calendário, a SIPAT ocorre uma vez no ano, e é um evento com várias atividades e brindes visando interagir e envolver os empregados na programação semanal, como paródias, palestras, concursos de frases de segurança, alô SIPAT família e etc. Uma semana especial porque foca ações proativas na redução/acidentes e um clima de integração entre os empregados. Antes de conhecer essas ferramentas, vamos ver o que é gerenciar riscos e como podemos executá-las?

 

GERENCIAR RISCOS - Bem, gerenciar riscos objetiva uma série de ações visando mapear e reduzir a ocorrência de acidentes seja materiais, doenças, lesões ou fatalidades. Gerir riscos envolve identificar, avaliar, tratar e monitorar os riscos com várias ferramentas. Quais ferramentas preventivas estão à disposição e que devemos usar e abusar delas? Vejamos as principais:

 

1- COMPORTAMENTO SEGURO: Então, depois de ocorrido um acidente, adiantar justificar: Por que eu não fiz isso ou aquilo? Eu pensei em fazer e não fiz! Ora, eu não sabia disso e porque não perguntei? Se eu tivesse pensando, não tinha acontecido!  Veja que acidentes não ocorrem por acaso, e se seu comportamento não for consciente o risco de acidentes será uma constante visto que 90% dos acidentes são causados por “atos inseguros”, segundo estatísticas do INSS. ESTAÉ A SUA MELHOR FERRAMENTA! É SEU VALOR PELA SUA VIDA! PENSE NISSO!

 

 2- CUIDADO GENUÍNO ATIVO: Não diz o ditado que a união faz a força? Outro diz que ninguém é uma ilha não verdade? Essa é uma ferramenta poderosa e que quando aplicada via DIÁLOGO COMPORTAMENTAL evita muitos acidentes, não é mesmo? Mas, primeiro você tem que zelar pela sua segurança e depois preocupar com seu colega, quando em situação insegura, e esse é um desafio que podemos superar – um sentimento solidário e coletivo, que faz a diferença! Imagine quantos acidentes fatais poderiam ser evitados se alguém próximo tivesse tomado alguma iniciativa de alertar o colega! Ah, eu pensei em falar com ele e não falei; ou, eu poderia ter alertado, mas ele é muito sistemático; temos que mudar essa mentalidade e independente de tudo, a vida fala mais alto que um temperamento duma pessoa, então tenha ATITUDE! VALORIZE A VIDA ACIMA DE TUDO!

 

 3- INSPEÇÕES DE ROTINA: Você tem o hábito de checar sua área antes de executar sua atividade ou fica preocupado só com a produção e ignora essa ferramenta? Fique atento, pois acidente não ocorre por acaso, e você poderá ter surpresas desagradáveis se for omisso com relação a este item... Fique ligado!

 

4- ROS e QUASE ACIDENTES? Você tem o hábito diário de identificar e registrar condições de risco através de ROS? Prioriza o VER & AGIR, visando à solução para abrir e já fechar o ROS, eliminando o risco a ACIDENTE ZERO? Confrontou com um quase acidente, registra para evitar um acidente em potencial no futuro? Lembre-se que essas ferramentas são poderosas para conquistarmos o ACIDENTE ZERO, não é verdade? Então, AÇÃO e seja protagonista em seu trabalho!

 

REFLEXÃO: A vida não tem preço, é nosso maior valor, e agora nessa SIPATMIN vamos reavaliar nossas atitudes no dia a dia de trabalho e verificar o que podemos fazer para melhorar nossa percepção de risco rumo ao desafio do acidente ZERO? O espírito de equipe é nosso melhor aliado quando praticamos o cuidado genuíno ativo porque todos são beneficiados! E não esqueça o meio ambiente, o planeta que vivemos, vamos zelar pela sua preservação! USE E ABUSE DESSAS FERRAMENTAS, POIS PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR!

Você está aqui: Home Categorias Segurança SIPAT: refletindo para valorizar sua vida