DDS Online

Cuidado Genuíno - Protagonista ou espectador?

Neste DDS, quero refletir com você, empregado, uma prática inovadora nas empresas, que é o cuidado genuíno, que nada mais é que o diálogo comportamental, uma ferramenta proativa e é o primeiro passo ao acidente ZERO. Acredita nisso? Cuidado genuíno inicia-se em cuidar bem de você, para depois zelar pelo seu colega. Mas como funciona esse mecanismo proativo? Qual lado você está – Protagonista ou espectador?

Toda empresa está imbuída que a vida é o bem mais valioso que a produção e, por conseguinte, o desafio de conquistar a meta do ZERO ACIDENTE! ESTE DESAFIO NÃO É FÁCIL, MAS COM A AÇÃO PROTAGONISTA DE CADA UM, TEMOS A CERTEZA QUE: Nesta reflexão, olhar para o passado é oportuno no sentido de aprendizado e alerta para não cometermos os mesmos erros. MAS NÃO BASTA SÓ ISSO, VEJA MAIS:

É importante ressaltar que segurança ser olhada só pelo ângulo individual já é coisa do passado. Como ninguém é uma ilha, devemos assimilar a nova cultura – um por todos e todos por um! Uma mudança de mentalidade de cuidar bem de mim, para cuidar também de meu colega. Esse é o diferencial de ser – PROTAGONISTA! Identificou riscos? Registre ROS – Percebeu um colega numa situação insegura? Diálogo comportamental educativo! Envolveu-se numa situação de quase acidente? Registre visando eliminar o risco a ZERO! Registre seu respeito pela vida! Como você pode portar-se como um protagonista?

PROTAGONISTA OU ESPECTADOR – DE QUAL LADO ESTOU?

1 - Diálogos comportamentais - Quando percebo meu colega em situação de risco numa atividade, qual minha atitude? Alerto-o educadamente ou faço vista grossa?

DICA: No cuidado genuíno, vise não só o lado negativo do colega quando em riscos, mas, sobretudo, elogie-o quando o colega estiver dentro dos conformes da atitude preventiva, isso é motivador! Contribui para um ambiente mais agradável!

2 – Quando me envolvo em QUASE ACIDENTE: Penso ah! Ainda bem que não foi comigo, graças a Deus! Ou registra para neutralizar o risco?

3 – ROS: Conhecidos como Registro de Eliminação da Causa, é um poderoso instrumento de gestão. Você tem valorizado esse INSTRUMENTO como VALOR À VIDA? Apenas registra e esquece? Acompanha sua solução? Focar a solução é o nosso grande objetivo nessa ação!

4 - VER & AGIR: Uma ferramenta quando bem usada com percepção de risco é um grande instrumento ao desafio do acidente zero: DEPAROU-SE COM UM RISCO EM POTENCIAL GRAVE? PODERIA ELIMINÁ- LO JÁ? Isolar a área ou parar a atividade em risco?

5 - Vazamentos de água ou produtos oleosos: Qual minha atitude diante dessa não conformidade? Procuro soluções ou apenas um espectador omisso?

6- Uso racional de energia? Sou o último a sair duma sala... Apago a luz? Sustentável é para mim uma atitude protagonista?

7- Coleta seletiva: Contribuo ativamente na segregação dos recicláveis? Percebendo desvios ambientais, qual minha atitude? Informo ao setor competente, ou finjo que não vejo?

8 – Minhas atitudes ambientais no dia a dia na empresa demonstram que sou um protagonista ou um mero espectador?

9- Lembre-se que a zona de conforto é onde os espectadores gostam de ficar; são os que mais reclamam; ficam estagnados e não crescem por comodismo! DE QUAL LADO VOCÊ ESTÁ?

10 - Desculpas estratégicas: Eu não sabia; isso não é problema meu; ainda bem que não foi comigo; ele que se vira e etc... ESTOU DESSE LADO? Chamo para mim a responsabilidade quando a questão é ser proativo em práticas sustentáveis?

• REFLEXÃO: Estamos num momento de compartilhar sentimentos; cuidar de si para cuidar do outro, o que configura um CUIDADO GENUÍNO! Um sentimento humano e solidário, a sinergia que consolida o diferencial na busca ao desafio do ZERO ACIDENTE. Contamos com você! UM POR TODOS E TODOS POR UM! SEJA UM PROTAGONISTA EM SUA ÁREA E FAÇA A DIFERENÇA NO DESAFIO DO ACIDENTE ZERO PRATICANDO O CUIDADO GENUÍNO!

Colunista: Marcos Paixão Lemos – Tecnólogo gestão ambiental – Pós-graduado/auditoria e licenciamento ambiental

FRASE: “O DESAFIO DO ACIDENTE ZERO COMEÇA AQUI> O CUIDADO GENUÍNO - CUIDE DE SI E DE SEU COLEGA>: UMA ATITUDE SOLIDÁRIA!”

Você está aqui: Home Categorias Segurança Cuidado Genuíno - Protagonista ou espectador?