DDS Online

Curta o Carnaval sem esquecer da cidadania

Mais um carnaval se aproxima, e com ele a disposição, alegria e entrega de milhares de pessoas que se preparam ao longo do ano para representar esta festa.

Muitos meses na academia para preparar o condicionamento físico, ensaios nas quadras de escolas de samba e a economia para comprar a tão sonhada fantasia.

Em São Paulo e Rio de Janeiro existem as tradicionais apresentações no sambódromo, onde desfilam as escolas oficiais que levam multidões ao delírio com suas alegorias, música que embala e beldades em todo o trajeto.

Porém, em outras cidades do Brasil, o carnaval começa muito antes das escolas oficiais. Muita alegria, vários blocos locais se apresentam e artistas famosos levam turistas, estrangeiros e moradores locais à loucura.

Contudo, onde há muitas pessoas – inclusive em estado de euforia – é difícil se manter a Ordem Civil Pública. Por exemplo, diversos “mijões” são encaminhados às delegacias policiais em diversas cidades.

Estas festas são para alegrar multidões, descarregar todo o stress acumulado durante o ano de trabalho e principalmente aqueles que optam por levar a família em busca da descontração e folia.

Se deparar com “foliões” que agridem a liberdade do próximo com atitudes vulgares, desrespeitosas e insultantes é um atentado violento ao pudor.

A polícia a cada ano tem se intensificado para combater esse tipo de atitude que fere a moral pública. Proteger praças públicas, casas residenciais e comércios têm sido atividades dos agentes que fiscalizam o trajeto durante todo o evento.

Vandalismos em massa ocorrem em diversos lugares, como quebra de patrimônios públicos, comércios saqueados, crimes, muita sujeira, banalização da moral, prostituição, libertinagem, arruaça e uma grande bagunça por onde passam.

Após esses fatos os moradores precisam colocar tudo em ordem, gastando litros de água e produtos de limpeza para tentar limpar a sujeira que esses “foliões” deixam pelo caminho.

A educação deve vir acompanhada de uma boa diversão, conscientização e bons hábitos com os amigos, famílias e comunidade.

São disponibilizados banheiros químicos gratuitos, estrategicamente localizados e de fácil acesso a todos.

Nossa sociedade não deve se corromper com grupos que não levam a sério o respeito ao próximo, e a educação que vem de família, pois o Brasil tem grande reputação sendo considerado e visto como o “País do Carnaval” devemos dar bom exemplo de tudo que nosso país tem de bom para oferecer a sua nação e ao mundo.

Explorar nossa cultura, nosso gingado, nossas mulatas, criatividade, diversidade, espontaneidade, alegria de receber à todos com os braços abertos para compartilhar o que o Brasil tem de melhor de forma única e sem preconceitos proporcionando experiências maravilhosas de longo prazo.

Portanto, aproveite o carnaval com toda alegria, saúde, segurança, respeito ao próximo, ao patrimônio público e ao meio ambiente que é de todos, evitando assim, um possível constrangimento ante as autoridades e sociedade.

Bom carnaval a todos!

Você está aqui: Home Categorias Saúde Curta o Carnaval sem esquecer da cidadania