DDS Online

Higiene pessoal, com simples cuidados você já vê a diferença!

De acordo com a definição encontrada no dicionário, higiene é a parte da medicina que trata da conservação da saúde. Ou seja, trata sobre a prevenção das doenças. Na prática, consiste no uso constante de elementos ou atos que causem benefícios para os seres humanos.

As técnicas de manutenção e preservação do bem estar, saúde perfeita e harmonia funcional do organismo, recebe o nome de hábitos higiênicos. Estes podem ser divididos nos seguintes grupos:

• Higiene Pessoal: É o conjunto dos hábitos de limpeza pessoal, com os quais cuidamos da nossa saúde. Por exemplo: banho, lavar as mãos, higiene oral (boca), etc.

• Higiene Coletiva: É o conjunto de normas de higiene implantadas pela sociedade, de forma a torná-las conceitos gerais. Há a especificação de normas especiais, a forma como devem ser executadas, etc.

A higiene coletiva também visa à prevenção de doenças na sociedade como um todo. Por isso é importante que, além da própria higiene, as pessoas se conscientizem de que há a necessidade de zelar pelo bem de todos.

• Higiene Mental: É o bem estar da mente.

• Higiene Ambiental: Consiste na manutenção do meio ambiente, de forma limpa e propícia para o desenvolvimento sustentável. É baseada na preservação.

Vamos agora focar na higiene pessoal. Você já parou pra pensar no que faz em proveito de melhorar sua qualidade de vida? E em relação às outras pessoas?

Imagine a seguinte situação. Você está no seu local de trabalho, e nota que um colega não está realizando uma boa higiene pessoal. O que faz em uma situação como essa? Difícil, não? Agora, imagine se a situação se inverte, e você passa a ser o colega sem higiene?

Pois bem, vamos conferir o que pode ser feito para que situações como essa não aconteçam.

• Lavar as mãos: Uma das coisas que aprendemos ainda quando crianças é que, antes de comer, depois de chegar da rua, ou sempre que possível, lavar as mãos com água e sabão. Mas porque isso é tão importante?

Vejamos desde o início. Ao nosso redor existem milhares de micro-organismos, que podem ou não ser nocivos. Alguns são essenciais, como os que compõem a flora intestinal, fazendo com que o intestino funcione regularmente.

Já outros mais conhecidos por germes (vírus, bactérias e fungos) são responsáveis por infecções e geralmente estão presentes na superfície de alimentos, água, objetos e inclusive no corpo humano. Assim, podem ser transferidos de pessoa a pessoa.

Como as mãos são a principal via de contaminação existente, é essencial que a higiene deste local seja muito bem feita. Lavar as mãos é a maneira mais importante para ajudar na redução da disseminação de doenças e transmissão de germes.

• Tomar banho: Além de propiciar sensação de limpeza e bem estar, o banho permite que a sujeira acumulada no corpo durante todo o dia seja eliminada. Com ela, germes, poluentes, mau cheiro, etc. vão embora.

O banho deve ser um hábito diário na vida de todas as pessoas. Problemas como mau cheiro, assaduras, micoses, alergias, etc. podem ser evitados pelo simples fato de tomar banho. O ideal é utilizar água e sabonete, somente.

Durante o banho, todas as partes do corpo devem ser limpas, sem exceção.

• Lavar os cabelos: Muitas mulheres têm o hábito de não lavar sempre os cabelos. Porém, especialistas recomendam que os cabelos devem ser lavados pelo menos duas vezes por semana.

Além do aspecto de sujeira, por causa da oleosidade, os cabelos também apresentam mau cheiro, causando sensação de desconforto. Lembre-se de não utilizar água muito quente durante a lavagem, pois esta danifica os fios.

• Limpar as orelhas: Se você é adepto de cotonetes, elimine-os imediatamente! Quando usados de maneira incorreta, ao invés de ajudar, empurram a cera para a parte interna do ouvido, podendo causar infecções no local. O cotonete só deve ser usado na parte externa (orelha).

O mais adequado é, após o banho, limpar a área com a toalha. E somente até aonde seu dedo alcançar, nada mais que isso. No caso de dores ou desconfortos, procure um médico. Ele está habilitado para resolver problemas como esses.

Cuide-se!

Você está aqui: Home Categorias Saúde Higiene pessoal, com simples cuidados você já vê a diferença!