DDS Online

A hora certa para dormir no trabalho

Segunda-feira só pegando no tranco depois de um final de semana de descanso, sexta-feira a preguiça do cansaço da semana, depois do almoço então, bate aquele desânimo e o que fazer? Quem resiste a um cochilo depois do almoço? A produtividade é reduzida e você não é mais o mesmo.

Várias pessoas são pegas em flagrante dormindo no trabalho em local e hora errada, acidentes acontecem por funcionários estarem dormindo em momento errado.

A saúde, estilo e qualidade de vida influenciam na rotina de qualquer pessoa e a qualidade do sono reflete em muito a produtividade do dia do funcionário.

Vários fatores contribuem para qualidade ou não de uma boa noite de sono.

• Colchão adequado

• Local harmonioso para tal

• Silêncio

• Cheiro agradável e até relaxante

• Roupa adequada

• Carga horária recomendada

Diversos são os fatores que contribuem para uma boa noite de sono ou aquela sensação que um trator passou por cima de você.

Por muito tempo ser visto dormindo no ambiente de trabalho, seja na hora do expediente ou depois do almoço, não era muito bem quisto, pois além da sensação que a pessoa não dormiu direito, dava uma impressão de falta de compromisso com o trabalho.

Segundo o estilo de vida e rotina dos trabalhadores, principalmente daqueles de grandes cidades, é difícil resistir, pois a maioria mora longe do trabalho e o trajeto para o trabalho torna-se então, uma viagem.

Durante o tempo dessa viagem muitos aproveitam para tomar café da manhã, ler um bom livro ou jornal, conversar e a maioria opta por dormir, estender seu momento de sono até chegar ao trabalho, quando isso é possível.

Mas, isso não é errado, inclusive é recomendável dormir um pouco após o almoço, dar uma quebrada na carga de stress e no ritmo. Estudos recentes têm indicado que tirar um cochilo de 6 a 45 minutos pode auxiliar na produtividade do funcionário, uma vez que revigora o organismo.

Por aí, já da para se ter uma ideia dos benefícios que um cochilo em um intervalo de trabalho pode trazer.

Esse cochilo pós-refeição pode ser adotado pela empresa como uma prevenção de acidentes e promoção da saúde, visto que evita aquela “preguiçinha” depois do almoço, o funcionário retorna revigorado produzindo mais e evita a desatenção principalmente em linhas de produção e em ambientes que o risco de acidentes é maior. A satisfação é aumentada e a promoção da saúde colabora para um funcionário mais proativo e saudável.

Dormir no trabalho é bom! Não é coisa de preguiçoso não! Desde que feito da maneira certa e na hora certa.

Para se ter um bom cochilo, algumas medidas devem ser tomadas:

• Procure um lugar tranquilo, sem muito barulho e de preferência onde você possa deitar. Leva-se 50% a mais de tempo para pegar no sono quando se está sentado.

• Procure um ambiente escuro ou use uma máscara de dormir.

• Acalme o seu corpo, procurando relaxar seus músculos sempre respirando calmamente. Acalme também a sua mente, viajando na sua imaginação por lugares calmos, como um campo, uma praia, ou até mesmo conte carneirinhos.

• Se houver muito barulho, coloque fones de ouvido, eles reduzem bastante o barulho.

Vale a pena investir em um ambiente de descanso na empresa. Leve em consideração a saúde dos funcionários, proporcione qualidade e vida e tenha o retorno em produtividade e satisfação.

Você está aqui: Home Categorias Saúde A hora certa para dormir no trabalho