DDS Online

E o que a minha boca tem a ver com isso?

A preocupação com a saúde é extremamente importante na vida de todas as pessoas. Mas muitas vezes, uma parte do corpo humano acaba sendo deixada de lado, pois se acredita que não oferece tantos riscos assim. Mas se engana quem pensa dessa forma.

A boca é uma parte do corpo humano que merece toda a atenção, assim como coração, pulmões, estômago, etc. Muitos se preocupam em ir ao médico, fazer check-ups, tomar medicações, etc. E estão absolutamente corretos. O que acaba acontecendo, em muitos casos, é o esquecimento da saúde da boca. Logo ela que nos é tão vital, pois é a partir dela que nos alimentamos para nos mantermos vivos!

Provavelmente você conhece alguém que já teve, senão você mesmo, dor de dente. E sabe o quanto dói, ou pelo menos imagina a dor. Quando nos encontramos com uma pessoa, pra onde olhamos assim que vamos falar com ela? Para o sorriso. Observamos se os dentes estão bonitos ou não. É um hábito natural do ser humano. Todos fazem.

E esses são só alguns dos motivos que existem mostrando o quanto é importante manter uma boa higiene bucal. Que tal agora entender melhor do que se trata? Primeiramente vamos falar sobre os dentes.

O dente é uma estrutura dura, saliente e esbranquiçada. Sua função principal é a de triturar alimentos para serem deglutidos. Os mamíferos (incluindo nós, seres humanos) têm dentes diferenciados, adaptados a diferentes tipos de alimentação. Um humano adulto tem, normalmente, trinta e dois dentes, que além da função de triturar alimentos, possuem a função estética e auxiliam a pronunciar palavras corretamente.

Já deu pra notar a importância dos dentes, né? E agora, o que é necessário fazer para manter uma boa saúde da boca?

Essa é uma das medidas mais importantes a serem adotadas para manter os dentes e a gengiva em ordem. A manutenção da boca saudável ajuda no bem estar geral das pessoas, além de todos os outros benefícios citados anteriormente. Algumas medidas devem ser seguidas para diminuir o risco de desenvolvimento de cáries, gengivites e outros problemas bucais:

- Usar fio dental diariamente, antes de escovar os dentes.

- Escovar os dentes sempre após qualquer refeição, ao acordar e antes de dormir.

- Evite alimentos que contenham muito açúcar (balas, pirulitos, refrigerantes, etc.).

- Use um antisséptico oral (enxaguante bucal com flúor), após escovar os dentes.

- Troque sua escova de dente a cada três meses, ou quando perceber que está ficando desgastada.

- Escove sempre a língua, após escovar os dentes. Não utilize creme dental, limpe somente com a escova e água.

Além dessas medidas, é muito importante que as pessoas se conscientizem quanto às visitas ao dentista. Aquele medo, que impede muitos de visitarem o dentista regularmente (visto que regularmente equivale a uma visita a cada seis meses) deve ser sanado. Os dentistas são pessoas especializadas na saúde oral. São eles os responsáveis por ajudar na manutenção do bem estar e qualidade da boca.

É bom saber, também, que alguns alimentos ajudam na prevenção das temidas cáries. Uma cárie nada mais é do que a destruição localizada dos tecidos do dente, causada por bactérias. Ou seja, é uma deterioração do dente. Incluindo na dieta alimentos ricos em cálcio (leite e derivados), frutas, fibras, hortaliças e grãos integrais, você estará fortalecendo a saúde da sua boca e, consequentemente, prevenindo problemas.

Resumindo, não deixe de lado aquela que te proporciona momentos agradáveis na vida. Cuide da sua boca sempre!

Você está aqui: Home Categorias Saúde E o que a minha boca tem a ver com isso?