DDS Online

Cuide de sua saúde durante a estação fria

Com a chegada do outono o organismo sofre com a transformação e adaptação do verão para uma estação mais fria. A saúde procura acompanhar as mudanças que acontecem em relação ao tempo, temperatura e alimentação que é modificada apenas pelo fato da mudança de estação.

Não é fácil, pois os dias são oscilantes e é preciso ter um organismo resistente para suportar esses choques climáticos. Vemos, contudo que muitas pessoas adoecem por não estarem preparadas para essas mudanças, com baixa imunidade e pouca resistência.

Faz-se necessário readequar a rotina para acompanhar a nova estação.

Outro cuidado importante é com os vírus que se propagam no ar, principalmente em ambientes fechados, úmidos ou sujos.

Algumas dicas para se ter salubridade durante essa estação.

➢ Tome bastante água – por estar frio e úmido é natural que a sensação de sede não aconteça, porém é de suma importância tomar líquidos para manter as pregas vocais hidratadas. A água também é importante para a sintetização de todo o organismo, evitando assim as doenças infecciosas.

➢ Não vista roupa mofada – deixe as roupas ventilarem, pois ficam guardadas o ano inteiro, acumulam micro-organismos e ácaros que provocam as alergias.

➢ Deixe o ambiente ventilado – nessa estação é comum manterem as janelas fechadas. Procure manter uma fonte de ventilação para que se renove o ar e não acumule vírus e bactérias, principalmente em locais de grande aglomeração.

➢ Mantenha uma alimentação saudável – dessa forma irá fortalecer seu sistema imunológico tendo mais resistência a adquirir alguma doença.

➢ Evite sair ou dormir com os cabelos molhados – o mesmo causa choque térmico, pois o corpo está quente e o couro cabeludo transmite friagem para o corpo causando o choque térmico.

➢ Se agasalhe – principalmente as áreas como costas, peito e garganta.

➢ Não compartilhe utensílios – a propagação de vírus é maior nessa estação.

➢ Sempre lave as mãos – ao comer, ao ir ao banheiro e ao chegar da rua. A higiene colabora em muito para evitar contaminação.

O organismo é adaptável a qualquer situação, mas para isso deve-se prepará-lo para suportar as mudanças bruscas que vem acontecendo em nosso país.

É importante a realização de campanhas educativas nessa fase para conscientização dos funcionários a respeito de uma boa alimentação, ventilação no local de trabalho, higiene e outros assuntos pertinentes. Realizar campanhas de vacinação.

Como dizem “o importante é estar com saúde o resto a gente corre atrás”, é necessário atuarmos em saúde preventiva. É hábito do brasileiro procurar o médico somente quando está doente. Manter uma saúde preventiva através de exames periódicos é evitar ou diagnosticar com antecedência algum tipo de infortúnio.

Principalmente aos homens que tem maior resistência de ir ao médico, os exames preventivos evitam as possíveis surpresas de uma enfermidade ou identificação de uma doença pré-existente.

As atenções também devem ser voltadas para o ambiente com alto grau de stress, pois implica diretamente na saúde. Procure conciliar qualidade de vida com o ambiente de trabalho.

Cuide de sua saúde não só nessa estação, mas o ano todo e desfrute de sua disposição para aproveitar a vida.

Você está aqui: Home Categorias Saúde Cuide de sua saúde durante a estação fria