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Uso do computador: como manter a saúde.

O computador nos dias de hoje faz parte do dia a dia de grande parte dos trabalhadores. Não somente os que lidam diretamente com a máquina, mas também dos que indiretamente se beneficiam dela.

O uso da tecnologia para auxiliar no trabalho tem se intensificado cada vez mais, o que em muitos casos ajuda na produtividade e melhora a qualidade profissional. Porém, em muitas das vezes em prol desse desenvolvimento, o profissional acaba deixando de lado seu bem estar e, com isso, sua saúde fica em segundo plano.

Com isso há o surgimento de doenças relacionadas diretamente a problemas desse tipo. Vamos então entender como algumas delas acontecem e o que fazer para preveni-las:

 

• Estresse

Pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos que causam desgaste físico e mental ao indivíduo. Ou seja, é a resposta que o nosso organismo da quando se encontra diante de fatores externos desfavoráveis.

Trabalhadores que passam horas diante de um computador estão compreendidos dentro de um grupo de risco com alto potencial para desenvolver o estresse. Um dos primeiros sintomas é a ocorrência de uma descarga elétrica de adrenalina, afetando principalmente o aparelho circulatório e o respiratório. Assim, quem sofre de estresse costuma sentir aceleração dos batimentos cardíacos (taquicardia), respiração ofegante e apresentar palidez.

• Sedentarismo

A maioria dos trabalhadores que fazem uso de computadores diariamente permanece quase que o tempo todo sentados. Não tem o costume de se levantar, fazendo-o somente para ir ao banheiro. Com isso, permanecer na mesma posição torna-se um hábito perigoso para a saúde. Muitos, aliados a isso, ainda se alimentam mal, por não terem tempo suficiente para realizar uma refeição verdadeira, e a consequência acaba sendo o ganho de peso.

• Síndrome da Visão de Computador (CVS)

Caracterizada por sintomas oculares (dos olhos) que aparece após o uso prolongado do computador. Qualquer pessoa (que trabalhe ou não com o computador) que passe mais de duas horas por dia diante do computador pode desenvolver essa síndrome.

Mas porque ela ocorre? Pelo fato de que nossos olhos não foram feitos para encarar uma tela de computador por muitas horas seguidas. A tela do computador é formada por “pixels”, o que faz com que nossos olhos necessitem focar e refocar constantemente a imagem, causando cansaço nos olhos. Diante de um computador, inconscientemente, piscamos cinco vezes menos, o que causa um ressecamento dos olhos.

Assim, quanto mais a pessoa ficar diante do computador, mais ressecados ficarão os olhos, causando vermelhidão, irritação, lacrimejamento, dores de cabeça, dores na lombar, entre outros sintomas.

Há ainda outro fator que acelera esse processo nos olhos, como o fato de que na maioria das vezes o trabalhador fica em uma sala fechada com o ar condicionado ligado. Se normalmente o ar condicionado já resseca os olhos, diante de um computador por horas, só tende a agravar o problema.

• Problemas de coluna

Doenças relacionadas à coluna e ao uso de computador estão diretamente ligadas a postura inadequada e ao tempo em que o trabalhador precisa permanecer na mesma postura. O ser humano tem, por natureza, a tendência a procurar a posição mais confortável quando se encontra diante de um computador. Porém, esta geralmente não é a mais adequada.

Os sintomas dos problemas começam a surgir com tensões nos músculos, dores na lombar, nos ligamentos e articulações, no pescoço e nas pernas. Sentir dor não é um bom sinal. O trabalhador precisa estar atento quanto a esse fato.

Algumas doenças podem surgir, como por exemplo:

- Artrose: Desgaste das articulações;

-Lordose: Aumento anormal da curva lombar;

- Escoliose: Surgimento de uma curvatura lateral na coluna vertebral;

- Lombalgia: Dores fortíssimas na coluna;

- Hérnia de Disco.

Mas então, como prevenir que todos esses problemas aconteçam, quando o uso do computador é essencial, ou seja, nos casos em que o trabalhador não pode deixar de utiliza-lo?

-Posicione o monitor de 50 a 60 cm dos seus olhos, com o topo na altura dos olhos ou abaixo. Nunca acima da linha dos olhos.

- Posicionar papeis próximos a tela, utilizando suporte, quando estiver digitando.

- Iluminar bem a sala do computador. A luz incandescente é melhor que a fluorescente (causa menos reflexos).

- Piscar os olhos frequentemente.

- Manter a tela do computador sempre limpa.

- Para cada hora de trabalho descanse cinco minutos olhando para longe.

- Se você tiver algum problema de visão como miopia, astigmatismo, hipermetropia, etc., certifique-se de estar com os óculos corretos.

- Faça exercícios físicos regularmente.

- Participe do programa de ginástica laboral da empresa. Caso a sua não possua um, sugira!

- Controle sua alimentação. Procure alimentos saudáveis e beba bastante água.

- Utilize a mobília adequada, cadeira com apoio para os braços, apoio para os pés, mesa na altura certa.

- Levante-se de tempos em tempos.

- Mantenha o mouse a uma distância adequada.

Procurando agir de acordo com as sugestões oferecidas, o trabalhador conseguirá melhorar sua qualidade de vida, mesmo não tendo como escapar do computador. Conciliar saúde com trabalho é essencial à vida!

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