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Se for se exercitar, cuidado para não se desidratar!

Junto com o verão, chegou uma onda de calor e umidade. Um perigo muito grande nessas condições é a desidratação. A desidratação ocorre quando acontece uma perda excessiva de líquidos corporais, principalmente água.

A água sai de nossas células, e depois de nosso corpo. Perdemos água não só através do suor, mas também através da respiração, quando expiramos o ar perdemos água na forma de vapor de água, também perdemos na urina e nas fezes. Junto com a água, perdemos pequenas quantidades de sais.

Atividades comuns nessa estação do ano podem requerer um pouco mais de atenção principalmente nos dias quentes, como por exemplo, corridas, caminhadas, malhação e até mesmo o futebol com os amigos.

A desidratação ocorre quando você perde mais líquidos do que ingere. Com a desidratação, seu desempenho no esporte fica comprometido, e caso você insista, poderá ter complicações mais sérias, podendo chegar até a morte.

Além do exercício físico, existem outras formas de ocorrer a desidratação: febre, exposição ao calor, vômitos, diarreia, ferimentos, queimaduras, ingestão de líquidos deficiente, produção excessiva de urina, suor excessivo.

A desidratação tem como sintomas: aumento da sede, língua e boca inchada, lentidão, desmaios, confusão, tonturas, fraqueza, fadiga, redução do suor e da urina, irritabilidade, sensação de falta de energia, olhos fundos. Nos casos mais graves podem surgir sintomas como que da pressão arterial, convulsões, coma e morte. Se você está com vômito constante por mais de um dia, febre acima de 38°C, diarreia por mais de 2 dias, perda de peso, diminuição notável na produção de urina, sinais de fraqueza, procure assistência médica mais próxima.

Em caso de desidratação, a recomendação é que se ingira água e bebidas com carboidratos, que são absorvidas mais rapidamente. Tomar picolés e sucos gelados. Evite bebidas com cafeína, evite cerveja e outras bebidas alcoólicas. Caso você ingira bebidas com cafeína ou bebidas alcoólicas, beba ainda mais água para se hidratar. Soluções de soro caseiro também podem ajudar na reidratação. Ficar em um ambiente com a temperatura amena é recomendado para evitar a perda de água e sais através da sudorese.

Se ocorrer perda de sais, é recomendado que se reponha esses sais através de bebidas isotônicas. Essas bebidas são recomendas também para atletas que pratiquem exercício de forma intensa. Podem ser usadas para prevenir ou curar desidratação.

Seguem algumas dicas para prevenir a desidratação:

• Evite o exercício físico e a exposição durante os dias de alta temperatura;

• Use roupas leves e claras nos dias de mais calor;

• Tome sempre bastante água;

• Tente sempre se mante em ambientes com temperatura amena;

• Evite o consumo de álcool, principalmente nos dias de muito calor, porque o álcool aumenta a perda de água;

• Observe a coloração da sua urina: tonalidades fortes indicam que o organismo está expelindo menos água, porque está faltando nele.

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