DDS Online

Descubra como diminuir os riscos de lesões após exercícios físicos

Cada vez mais pessoas procuram praticar exercícios físicos em clubes, academias, por conta própria, enfim, se exercitar de alguma forma. As razões para tanto, normalmente, são relacionadas a saúde ou a estética.

Juntamente com o aumento dessa procura, as pessoas se veem cada vez mais atarefadas e sem tempo, fazendo com que procurem soluções rápidas para tudo, mas nem sempre a solução mais rápida é a melhor. Pelo contrário, muitas vezes acabam sendo mais prejudiciais do que benéficas.

Quem já praticou qualquer forma de exercício físico sabe que lesões e dores são comuns. Normalmente, essas lesões e dores são consequências de treinamentos errados, anomalias nas estruturas do corpo, ou até mesmo alguma fragilidade dos músculos, tendões e ligamentos que pode ter sido adquirida como resultado de muitos anos praticando de forma errônea algum tipo de exercício físico.

Muitas pessoas que tem seus dias muito atarefados acabam deixando para o final de semana a prática de exercícios físicos, os tão conhecidos atletas de fim de semana. Existem também os que resolvem começar com tudo no final de semana, já que ficaram a semana inteira esperando por aquela oportunidade. Isso é muito perigoso, pois acabam fazendo exercícios físicos em grandes quantidades ou intensidades, o que aumenta e muito o risco de lesões.

Alguns caem no erro de achar que já que não estão sentindo dores na hora, aumentam a carga, até o corpo dar alguma resposta contra. É muito importante conhecer seus limites, pois a resposta do corpo pode demorar até 72 horas.

Seguem algumas dicas para você evitar lesões:

• Sempre se aqueça antes de praticar qualquer exercício;

• Se alongar é tão importante quanto se aquecer, mas é importante ressaltar que um não cobre o outro;

• Lembre-se de quando se alongar de manter os joelhos fixos, sem flexiona-los;

• Não exerça esforço excessivo: conheça seus limites;

• Desaqueça após um exercício intenso, desta forma a pulsação irá diminuir gradualmente;

• Manter uma boa alimentação, descansos regulares e manter horários de sono bem definidos são muito importantes para evitar lesões.

Existem muitos motivos para você praticar exercícios físicos: aumento da autoestima e confiança; melhore seus reflexos, seu nível de concentração e sua memória; exercícios mais intensos e regulares aumentam o nível do HDL, o colesterol “bom”; pessoas que praticam regularmente exercícios físicos, raramente sofrem de depressão.

Caso você tenha se descuidado e tenha sofrido de alguma lesão ou está com dores, coloque muito gelo e procure um médico. Se for uma lesão mais séria, provavelmente ele receitará anti-inflamatório, mas é muito importante nunca se automedicar.

Você está aqui: Home Categorias Saúde Descubra como diminuir os riscos de lesões após exercícios físicos