DDS Online

Entenda o que é, como tratar e como se prevenir da Hepatite C

Hepatite C é uma inflamação do fígado causada pelo Vírus da Hepatite C, o HCV. Esse vírus é transmitido, principalmente, através de sangue contaminado. Essa transmissão pode se dar através de transfusões de sangue, injeção compartilhada de drogas, acidentes profissionais, pode ser sexualmente transmitida e também pode ser transmitida de mãe para filho, apesar dessa forma de transmissão ser rara. Não são conhecidos casos de transmissão de hepatite C pelo leite materno.

Existem pessoas que são portadoras da doença durante anos e não tomam conhecimento que estão contaminadas até surgir os primeiros sintomas e isso acaba sendo muito perigoso porque as pessoas só começam a tratar a doença quando seu fígado já está gravemente ferido. O portador do vírus pode chegar a desenvolver cirrose e câncer hepático. A Hepatite C não tem cura, na maioria dos casos, apenas controle.

Assim que contaminado, o portador não sente nada. Em alguns casos, o portador pode sentir mal-estar, apresentar vômitos, náuseas, pele amarelada e dores musculares antes da doença entrar em sua fase crônica. Assim que o paciente é infectado, começa a fase aguda. A fase crônica começa 6 meses após a infecção. Tendo suspeitas de estar com a doença, mesmo que todos os sintomas não tenham sido percebidos, é extremamente recomendado que se procure um médico. Os sintomas da Hepatite C podem ser: cansaço extremo; dor nas articulações; dor de estômago; coceira; dores musculares; urina escura; pele e olhos amarelados; avermelhamento das palmas das mãos; gripe forte e constante; náusea ocasional; depressão.

Caso a hepatite C seja diagnosticada na fase aguda, o tratamento irá visar diminuir a evolução do vírus, diminuindo assim o risco de cirrose e câncer. O tratamento da hepatite C na fase crônica é feito com uma combinação de drogas. O tratamento costuma ser longo e caro. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, menos penoso será o tratamento. Para agilizar o tratamento, é recomendado que se pratique exercícios físicos e mantenha uma boa dieta. O tratamento deve sempre ser acompanhado de um médico.

Seguem algumas recomendações para se prevenir da contaminação da Hepatite C:

o Certifique-se de que todo o material utilizado para coleta de sangue seja descartável;

o Verifique se a agulha ou qualquer outro objeto que entre em contato com sangue é descartável ou está devidamente esterilizado;

o Leve seu próprio material quando for à manicure;

o Só faça sexo com preservativo;

o Se quiser engravidar ou estiver grávida, faça o teste para saber se é portadora do vírus da hepatite C.

Você está aqui: Home Categorias Saúde Entenda o que é, como tratar e como se prevenir da Hepatite C