DDS Online

Aprenda a manter seus dentes sempre saudáveis

Seja em uma conversa informal, seja em uma paquera, seja até em uma entrevista de emprego: um sorriso bonito faz toda a diferença, e para se ter um sorriso bonito, é necessário ter dentes bonitos. Um sorriso branco e perfeito já virou sinônimo de saúde, simpatia até de confiabilidade.

Primeiramente, para a boa formação e saúde dos dentes é preciso manter uma ótima higiene oral. Escovação adequada em todos os dentes, fio dental e flúor são fundamentais, e ir ao dentista periodicamente.

Manter uma boa alimentação, rica em nutrientes, também é essencial. Cálcio é um elemento fundamental não só para os ossos, mas para dentes saudáveis também. Boas fontes de cálcio são leite, iogurte, queijos, peixes ósseos, repolho, legumes e brócolis. Como o organismo utiliza a vitamina D para absorver o cálcio, é importante que estejamos expostos de forma saudável (sem exageros) ao sol.

Fósforo, magnésio e beta-caroteno também são muito importantes para a boa formação e manutenção dos dentes. Carnes, frango, peixe, ovos e leite são alimentos ricos em fósforo. Legumes, nozes, alimentos de grãos integrais, frutos do mar e verduras são alimentos ricos em magnésio. Cenoura, batata doce, brócolis e espinafre são alimentos ricos em beta-caroteno. É importante também evitar comer alimentos que grudem nos dentes.

Muitas pessoas com dentes escurecidos e problemas na arcada dentária perdem a autoestima e até podem ficar com vergonha de sorrir e ter problemas de relacionamento por causa disso. Com a evolução das técnicas, a estética dental está cada vez mais popular e acessível a um público maior. Dentre as aplicações mais comuns da estética dental está o clareamento e a correção do posicionamento dos dentes. Os sistemas de tratamento utilizam desde aparelhos fixos e removíveis até técnicas mais avançadas de clareamento dental a laser.

Porcelanas e resinas compostas tiveram um papel importante na evolução da estética dental, pois com a atual variedade de cores desses materiais pode-se chegar bem próximo da cor, da espessura e da aparência de um dente natural.

Existem várias causas para o escurecimento dos dentes, uma delas é a necrose da polpa dental que ocorre devido a ação de produtos usados para fazer o canal do dente que não foram aplicados corretamente. Alguns alimentos também podem fazer com que os dentes fiquem escuros. Dentre esses alimentos estão doces, café, refrigerantes, chás e vinho tinto.

Outra razão para o escurecimento dos dentes é se a mãe utilizou antibióticos ou outros tipos de medicamentos que prejudicam a formação dos dentes do feto. O fumo e uso de antibióticos e outros medicamentos pode fazer com que os dentes fiquem escuros. Os dentes também podem ser escuros por razões hereditárias. Seguem algumas dicas para você que quer ter ou manter seus dentes saudáveis:

• A escovação é a principal forma de se alcançar este objetivo, e deve possuir cerdas macias e arredondas.

• O ideal é escovar os dentes três vezes ao dia, após cada refeição, sendo que a escovação noturna deve ser a mais bem feita.

• Nunca deixar de lado o fio dental que deve ser usado pelo menos uma vez ao dia.

• Se for comer doces, ingira-os preferencialmente após as refeições principais.

Além disso, existem os alimentos protetores e alimentos detergentes. Os alimentos protetores estão representados pelo leite, iogurte, queijo, pipoca salgada, milho, castanha de caju, amendoim, nozes, coco ralado e são responsáveis pela formação de uma barreira entre o dente e as bactérias, limitando a ação dos ácidos produzidos. Já os alimentos detergentes são representados pela maçã, pera, cenoura, milho, entre outras frutas, legumes e verduras crus, capazes de limpar a superfície do dente, durante a mastigação.

Você está aqui: Home Categorias Saúde Aprenda a manter seus dentes sempre saudáveis