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O que causa e como prevenir o colesterol alto?

Colesterol é um tipo de gordura que nosso próprio organismo produz. O colesterol está presente em diversos tipos de alimentos de origem animal, como carne, leite integral e ovos.

No nosso organismo, o colesterol desempenha papéis importantes, entre eles produção de hormônios sexuais, metabolismo das vitaminas A, K, E e D e fabricação da bílis (que ajuda na digestão de gorduras). O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração.

Apesar de ser tão importante assim, em altas quantidades, o colesterol pode ser extremamente perigoso, propiciando o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Ele pode se depositar nas paredes das artérias, que levam sangue para todo o corpo, fazendo com que se crie um bloqueio para o sangue.

Existem dois tipos de colesterol: o HDL (bom colesterol) e o LDL (mau colesterol). O LDL, em excesso, fica depositado nas artérias, bloqueando a passagem de sangue, originando diversos problemas como: ataques do coração, derrame, aterosclerose. Esta última é caracterizada pelo acúmulo de placas de colesterol e outras gorduras no interior da parte de uma artéria. O HDL atua justamente na remoção das placas de gordura acumuladas nos vasos e eliminando-as na bílis e através das fezes, facilitando a passagem de sangue. Altos níveis de HDL no sangue representam um menor risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Existem inúmeros fatores que contribuem para o aumento do colesterol, entre eles estão às tendências genéticas ou hereditárias, obesidade, sedentarismo e dieta.

Certos alimentos tem grandes quantidades de colesterol e devem ser ingeridos com moderação. Entre esses alimentos estão: bacon, creme de leite, gemas de ovos, carnes vermelhas, camarão, biscoitos recheados, chantilly, sorvetes cremosos, queijo amarelo, creme de leite, vísceras e lagosta.

Existem remédios para controlar o colesterol alto, mas existem complicações que o próprio colesterol alto traz que só serão tratadas ou controladas com uma mudança no estilo de vida: redução do estresse, prática regular de exercícios físicos, manter o peso sobre controle e dieta saudável.

Existem alimentos que ajudam a reduzir o colesterol, entre esses destacamos: aipo, mamão, couve-flor, ameixa preta, bagaço de laranja, pera, azeite de oliva, ervilha, pão integral, aveia, mandioca, cenoura, pêssego, cereais integrais, feijão, farelo de trigo, figo, vegetais folhosos e cevada.

Seguem algumas dicas para você se prevenir de um aumento no colesterol, ou até mesmo para diminuí-lo:

• Pratique exercícios físicos regularmente;

• Controle seu peso;

• Não fume;

• Evite levar uma vida estressada;

• Seja rigoroso no controle dos níveis de gordura e colesterol;

• Coma mais frutas e vegetais;

• Utilize derivados de leite pobres em gordura, como o leite desnatado, iogurte desnatado e sorvetes light;

• Evite frituras;

• Coma alimentos ricos em fibras, as fibras ajudam a reduzir as taxas de colesterol.

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