DDS Online

Proteja-se com bastante protetor solar!

A estação mais quente do ano já chegou: o verão! A característica onda de calor desta época do ano faz com que ir à praia, se banhar no mar, seja uma ótima pedida. Muita gente gosta de ficar bronzeado para o carnaval ou até mesmo para a volta das férias. Vale ressaltar que além do bronzeado, o sol também estimula a produção de vitamina D.

Porém é necessário ter responsabilidade e entender que a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva na Terra e o uso do filtro solar diariamente garante a prevenção de manchas e até mesmo o câncer. O uso diário de filtro solar previne o surgimento de manchas na pele.

Especialistas afirmam que a eficácia do protetor está diretamente ligada a quantidade que você aplica sobre a pele, que deve ser levada em consideração a cor e o tipo de pele:

Para as pessoas que tem peles muito brancas, recomenda-se usar o protetor de fator de proteção 60, que pode bloquear até 98,5% dos raios ultravioletas.

Para as pessoas que são ligeiramente morenas, recomenda-se o fator de proteção 30, que pode bloquear até 96% dos raios ultravioletas.

Para as pessoas que tem a pele muito morena. Recomenda-se o fator de proteção 15, que pode bloquear até 87% dos raios ultravioletas.

Existem protetores na forma de gel e de creme. O gel é mais recomendado para as peles oleosas, já que o creme vai aumentar a oleosidade da pele podendo causar transtornos como acne.

Recomenda-se ficar exposto ao sol até as 10 horas e a partir das 16 horas, que são as horas em que a incidência de raios UVA e UVB são mais amenas.

Independente do dia estar ensolarado ou nublado, o uso do protetor solar deve ser o mesmo, pois os raios ultravioletas não são retidas pelas nuvens. Os raios ultravioletas causam o envelhecimento da pele, tendo como consequência inúmeros danos à saúde.

É importante lembrar também que após um mergulho no mar, é recomendado que seja feita uma nova aplicação do protetor, ou então se ela fica deitada na areia ou na canga, já que grande parte do creme é removida.

Para finalizar, algumas recomendações quanto ao uso do protetor:

• Espalhar no corpo todo e no rosto, inclusive nas orelhas, nos pés e no pescoço;

• Sempre aplicar o creme ou o gel com a palma das mãos;

• Usar o boné que também ajuda na proteção para o rosto e para o pescoço;

• Pedir auxílio de alguma pessoa próxima para passar protetor nas áreas de grande dificuldade de se passar por conta própria, como nas costas.

Você está aqui: Home Categorias Saúde Proteja-se com bastante protetor solar!