DDS Online

Descubra o que é a Lesão por Esforço Repetitivo (LER)

Lesão por esforço repetitivo (LER) é chamado qualquer tipo de lesão que resulta do uso repetitivo, como diz o próprio nome, de uma ferramenta de trabalho- computador, martelo, máquinas- ou qualquer outra atividade que obrigue o trabalhador a exercer movimentos repetitivos durante um longo período de tempo. São derivadas não só das pressões físicas, mas também de pressões psicológicas existentes no trabalho. Essa síndrome também é conhecida como Lesão Traumática Cumulativa. Ela pode afetar músculos, tendões e nervos, causa dores e inflamações, atingem principalmente os membros superiores (mãos, punhos, braços, ombros e a coluna). As lesões por esforço repetitivo são comuns entre as pessoas que trabalham com movimentos repetitivos: nas linhas de produção, professores, alguns praticantes de certos tipos de esportes, costureiras, pessoas que trabalham com computadores. A LER pode ser agravada por práticas como postura incorreta, levantamento de pesos de forma incorreta, falta de exercícios físicos e falta de alongamento dos músculos antes de fazer alguma atividade. Faça pausas, caso fique muito tempo no computador ou fazendo algum tipo de esforço ou trabalho repetidamente. Certos especialistas preferem denominar LER por DORT, ou LER/DORT, onde DORT significa Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho, ou seja, doenças causadas pelo trabalho, enquanto LER representa qualquer doença causada por esforço repetitivo.

Por ser uma doença que se desenvolve lentamente, de forma quase imperceptível, já que o desgaste é causado lentamente, faz com que as pessoas não se previnam, só descobrindo a existência da síndrome quando já existe uma grande área afetada. O aumento nas dores pode ser causado também por estresse, e problemas provenientes do trabalho podem elevar a possibilidade de dor. Se você tem dores crônicas ou dor na coluna cervical (atrás do pescoço), ombros, punhos ou mãos, formigamento, falta de sensibilidade, pouca força nas mãos, resistência fraca, músculos tensos nos braços e ombros e ao ficar deitado na cama sente dor ou falta de sensibilidade, fique atento pois estes são alguns dos sintomas de tais lesões. A dor é semelhante à dor de um esforço estático – quando você fica segurando um objeto por muito tempo sem movê-lo. É importante saber que esses sintomas podem ser causados por áreas que aparentemente não estariam relacionadas, como por exemplo, a falta de sensibilidade nas mãos pode estar sendo causada por pinçamento do nervo perto do ombro.

O melhor a se fazer visando a prevenção desta doença é tomar cuidados simples, mas que com o tempo farão toda a diferença: se passar muito tempo sentado, é necessário ter um apoio adequado aos pés e para as costas, para que assim você fique com sua postura correta; se seu trabalho envolve as mãos, é necessário que este apoio deva estar na altura do tórax, de modo a manter os braços suspensos, sem que os deixe esticados e sem apoio; o alongamento muscular é muito importante na maior parte das atividades que realizamos; pausas durante o expediente, para que não seja necessário ficar muito tempo parado em uma mesma posição; tomar água a cada hora de trabalho, pelo menos, para que também levante e movimente o corpo; caso trabalhe com digitação, não mantenha os pulsos apoiados, deixe-os suspensos enquanto digita; a prática da ginástica laboral tem sido muito adotada por muitas empresas para prevenir problemas como este, mostrando-se muito eficiente.

Você está aqui: Home Categorias Saúde Descubra o que é a Lesão por Esforço Repetitivo (LER)