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Corrida, uma forma simples de obter saúde

Qualquer atividade física feita da forma correta é de extrema importância para manter a boa saúde de seu praticante. Aqui, vou falar mais especificamente de um dos exercícios aeróbios mais comuns e mais fácil de ser praticado: a corrida. Algumas das vantagens de se praticar a corrida: não exige um equipamento muito elaborado nem muito caro, um par de tênis, um short e uma camiseta já são o suficiente; a corrida garante um aumento gradual no fôlego; pode ser praticada em qualquer lugar; pesquisadores conseguiram provar que a corrida regular melhora a memória e também melhora as funções cognitivas, porem essas melhorias regridem quando o esporte é abandonado; correr aumenta sua disposição, visto que ela estimula a produção de endorfina, dando uma sensação de bem-estar; diminui a ansiedade; a corrida está no topo dos exercícios que queimam calorias; a medida que você consegue superar seus limites na própria corrida, você melhora sua auto-estima; ajuda a controlar o estresse, fazendo com que se tenha também um sono mais agradável. Pesquisadores que acompanharam um grupo de corredores por mais de 7 anos conseguiram evidências de que praticar corrida regularmente reduz as chances de ter catarata e de ocorrer degeneração macular, as duas principais causas de cegueira no mundo. Outra consequência positiva da corrida é a estabilização da pressão arterial. Fortalece os ossos, servindo de prevenção à osteoporose. Vale citar também a diminuição das taxas de mau colesterol (LDL) e, além disso, estimula a produção do bom colesterol (HDL).

Apesar de todas esses benefícios, a corrida pode trazer lesões sérias. Porém, se tomados certos cuidados, podemos evitar tais lesões. Escolher um tênis com solado próprio para a absorção de impactos, alongar antes e depois do exercício, não tente ir muito além dos seus limites de uma vez só, ao primeiro sinal de dor suspenda o exercício e procure um médico, pratique regularmente. É de extrema importância que antes de começar a praticar qualquer exercício, visite um médico e faça os exames necessários para saber como anda seu corpo e sua saúde para evitar problemas maiores futuramente e para poder aproveitar o exercício da maneira mais saudável possível para o seu corpo.

A corrida além dos benefícios físicos também proporciona uma contribuição para mente, pois seu sistema cardiovascular sendo trabalhado contribuirá para uma melhora no condicionamento geral. Mas todo este favorecimento benéfico dependerá do tempo gasto no exercício e levando em consideração que se mantenha o ritmo ideal. Mas fique atento a qualquer sintoma desconfortável durante a prática da corrida. Falta de fôlego, tontura ou náusea sentidos no percurso, deverão ser averiguados junto ao médico. O melhor nestas situações é diminuir o ritmo tanto de velocidade quanto de vezes praticado na semana e dependendo dos sintomas é melhor até parar de correr e aguardar opinião do especialista, que após averiguar através de exames médicos e clínicos o liberará para o retorno da atividade.

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