DDS Online

Previna-se contra o câncer de pele nesse verão

Hoje o câncer de pele é considerado um novo risco no trabalho, provocado pela maior intensidade de exposição aos raios ultravioletas.

Por que isso acontece? O planeta Terra tem uma camada de ozônio, em cima da Terra, que protege o planeta da incidência de raios ultravioleta provenientes do sol. E em função de vários problemas, provocados inclusive pelo homem, a camada de ozônio apresenta falhas, buracos, que fazem com que os raios ultravioletas cheguem com mais intensidade na superfície da Terra. De uns anos pra cá esse problema tem se agravado.

Até poucos anos atrás era comum as pessoas irem à praia para pegar sol, para se bronzearem ao sol. Hoje já é mais difícil ver pessoas muito queimadas, pois a tendência é outra. As pessoas quando vão à praia se protegem, utilizam bloqueadores solares para evitar os problemas causados pela grande incidência de raios ultravioletas na pele.

O sol, na verdade, é muito importante para evitar várias doenças como raquitismo e a fraqueza óssea, porém em um país como o Brasil que é muito ensolarado, uma exposição prolongada ao sol faz mal à saúde. E pior ainda para quem trabalha ao ar livre.

Por isso, algumas medidas de proteção são muito importantes para o trabalhador. Quais são essas medidas? O uso de um bloqueador solar na pele é fundamental para a proteção e diminuição da incidência dos raios ultravioletas. O uso de roupas adequadas que também atuam na proteção da pele da radiação solar. O uso de um chapéu também é conveniente, ou um capacete, se for obrigatório para evitar a exposição na cabeça.

É importante que quando for usar o bloqueador solar, que ele seja reaplicado periodicamente seja em função do uso prolongado ou do suor, para que não perca a eficiência.

Você está aqui: Home Categorias Saúde Previna-se contra o câncer de pele nesse verão