DDS Online

Com treinamento se obtém saúde

Segundo a OMS a definição de saúde seria “um estado de completo bem-estar”. Através de pesquisas chegou-se a conclusão de que o homem interage com o meio influenciando assim na sua saúde. Quando você convive em um ambiente saudável (levando em consideração apenas o aspecto dos bons procedimentos na higiene) é natural o desejo de preservar este estado em outras situações ou meios que se encontrar. E este conhecimento adquirido, observado e praticado do que é ser saudável é levado também para o lado profissional. O indivíduo chegando no trabalho irá desenvolver e colocar em prática todo o seu aprendizado de saúde –lavar as mãos ao sair do banheiro, lavar as mãos antes das refeições, escovar os dentes após as mesmas , não levar as mãos sujas à boca, aos olhos e ao nariz, enfim, ele agirá no trabalho da mesma forma que já vinha agindo no seu meio. E se por falta de condições sociais (a família não lhe transmitiu estes costumes, a escola que freqüentou não trabalhou de maneira adequada e/ou convincente estas qualidades) ele não teve acesso a todas estas informações, chegará ao trabalho com esta defasagem. E naturalmente acabará tomando atitudes incompatíveis com o desenvolvimento da saúde. Mesmo sendo um bom observador das atitudes alheias, o indivíduo deixará passar despercebido estes bons hábitos que normalmente foram trabalhados em outros, pela família e/ou escola.

Tão logo se observe funcionários com estas dificuldades, não devemos menosprezá-las deduzindo que “bons hábitos na saúde” não implicam na boa execução do trabalho. Aqui está todo o problema da questão. É algo tão simples, tão fácil de resolver, que muitos empresários ignoram a importância de passar para estes empregados o valor de manter as mãos sempre limpas e higienizadas para se alimentar, pois através das mãos é que levamos bactérias ao nosso organismo e daí para se desencadear uma doença não faltará muito. A escovação dos dentes após se alimentarem é tão importante quanto à limpeza das mãos, já foi também constatado que não é só o aparecimento de cáries que ocorre, poderá vir junto vários outros transtornos de saúde. O empregador deve oferecer aos seus funcionários estas noções tão básicas para ser saudável, e este aprendizado não deverá ser oferecido apenas uma vez, deve-se ter em mente que alguns empregados saindo do trabalho irão para ambientes que é natural por exemplo não lavar as mãos ao sair do banheiro ou para se alimentar, então para estas pessoas o trabalho a ser feito será praticamente um treinamento diário.

O que o empresário ganha com isto, além de oferecer uma qualidade de vida melhor para seus funcionários? Todo ser humano quer crescer, tanto na vida privada quanto na profissional e a partir do momento que o empregado se sente valorizado – afinal a empresa está preocupada com o seu bem estar- as informações que lhe são transmitidas a respeito das boas maneiras passará a absorvê-las e com toda segurança pode-se afirmar que uma porcentagem das faltas e licenças devido a determinadas doenças ou infecções irá diminuir. E assim se agrega um valor no processo produtivo: educação através de treinos gera menor falta, implicando em aumento de produção.

Você está aqui: Home Categorias Saúde Com treinamento se obtém saúde