DDS Online

Os dez piores alimentos para sua saúde

Você já parou para pensar na qualidade dos alimentos que consome? E atire a primeira pedra quem nunca se rendeu aos prazeres de uma taça de sorvete, aquele cachorro-quente caprichado ou aquela pizza maravilhosa!

Pois bem, um estudo foi realizado para definir os dez piores alimentos de todos os tempos, escolhidos de acordo com características que representassem sérios riscos à saúde humana.

⇒ 10º lugar: Sorvete

Mesmo as versões mais saudáveis possuem altos níveis de açúcares e gorduras trans além de conterem corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas, substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e sistema nervoso.

Gorduras trans são aquelas produzidas industrialmente, a partir de um processo químico chamado hidrogenação. No processo, o óleo vegetal é transformado em gordura sólida. Sua ingestão em excesso traz prejuízos como obesidade, colesterol alto, diabetes, etc.

Adicionando o mau da gordura trans com os corantes e saborizantes artificiais, a ingestão em demasia de sorvetes causa problemas à saúde.

⇒ 9° lugar: Salgadinho de milho

Os famosos “chips” de milho, tornaram-se um alimento de sucesso principalmente entre as crianças por serem coloridos, crocantes e fáceis de encontrar para vender. Desde a criação dos transgênicos, quase todo o milho produzido é através dessa tecnologia fazendo com que esse alimento possa causar flutuações dos níveis de açúcar no sangue levando a mudanças de humor, ganho de peso, irritabilidade entre outros sintomas. Também pelo fato de utilizarem muito óleo para serem feitos, acabam ficando com o aspecto rançoso, como a presença de um odor forte característico desse tipo de alimento. Fato ligado ao surgimento de processos inflamatórios.

Dessa forma Pense duas vezes antes de trocar uma refeição por um ou dois pacotinhos de salgadinhos. Uma vez ou outra não faz mal, mas se tornar algo repentino, sua saúde corre perigo!

⇒ 8°lugar: Pizza

Vale lembrar que nem todas as pizzas fazem mal para a saúde. Mas aquelas que são vendidas congeladas vêm completamente cheias de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Por serem feitas de farinha branca, ao serem absorvidas pelo organismo são transformadas em açúcar puro, causando ganho de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

Para não deixar de comer aquela pizza no fim de semana, opte então por uma caseira, que além de ser mais saudável, ainda reúne toda a família e os amigos na produção. Ou até mesmo, peça de uma pizzaria em casa. Mas deixe as congeladas na prateleira do supermercado!

⇒ 7º lugar: Batata Frita

Além de conterem gorduras trans contém também acrilamida, uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos. A acrilamida é obtida através do aquecimento de batatas brancas em altas temperaturas. E assim como no caso dos salgadinhos de milho, a utilização de muito óleo acaba originando o ranço, podendo causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.

Então, ao invés de fritar as batatas, por que não assá-las?

⇒ 6º lugar: Salgadinhos de batata

Andam lado a lado com as batatas fritas, no quesito danos a saúde, apresenta níveis de acrilamida bem mais altos. Também não trazem nenhum benefício nutricional. Então, mais uma vez, batatinhas assadas são bem melhores nesse caso também!

⇒ 5° lugar: Bacon

O consumo diário de carnes processadas como o bacon pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo feito em uma universidade nos Estados Unidos comprova que se uma pessoa comer 14 porções mensais de bacon pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao pulmão.

Se você for daqueles que não resiste a um bacon na farofa, diminua a quantidade ou alterne com outro tipo de alimento. Dessa forma você mantém sua qualidade de vida por mais tempo!

⇒ 4º lugar: Cachorro-quente

Comparando-se ao bacon, o consumo de carnes processadas como as salsichas pode aumentar o risco de câncer no pâncreas em 67%. Há um ingrediente comum no bacon e na salsicha, chamado nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês.

Assim como no caso do bacon, a quantidade de salsicha pode ser diminuída para que você possa continuar comendo, mas se mantendo saudável. Substituições também podem ser feitas, ai é só deixar a imaginação fluir!

⇒ 3º lugar: Donuts (rosquinhas doces fritas)

Compostas entre 35% e 40% de gorduras trans, pode causar problemas cardíacos e cerebrais, além de câncer. E esse alimento torna-se ainda pior por conter grandes quantidades de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aproximadamente 300 calorias, cada um!

Por que não preparar um belo bolo caseiro para substituir todos esses problemas? Além de deliciosos, são com certeza bem mais saudáveis que essas rosquinhas!

⇒ 2º lugar: Refrigerante

Uma lata de refrigerante contém em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 35mg de cafeína além de estar repleta de corantes artificiais. Pensando bem, só de saber dessas informações já vale à pena repensar o consumo de refrigerantes não?

Por ser extremamente ácida, necessita de 30 copos de água para neutralizar os rins. E também, por causa dessa acidez, o corpo humano libera muita quantidade de cálcio no sangue para ajudar na neutralização. Dessa forma, os ossos acabam enfraquecidos, podendo causar doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

Que tal então trocar o refrigerante por um bom suco de frutas?

⇒ 1º lugar: Refrigerante Diet

Além de apresentar todos os problemas do refrigerante comum, a versão diet contém Aspartame, uma substância relacionada a uma lista de doenças como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, dores de cabeça e enxaquecas, hiperatividade, insônia, cãibra muscular, entre outros. Os efeitos do Aspartame (quando em grandes e excessivas quantidades) podem ser confundidos com outras doenças como Alzheimer, hipotireoidismo, dentre outras.

Então, a solução para o ganhador do prêmio de pior alimento de todos os tempos seria a mesma do segundo pior.

Resumindo, pense antes das escolhas que vai fazer ao se alimentar. Muitas vezes a praticidade pode gerar graves consequências e algumas delas sem volta. Coma com os olhos antes, e delicie-se com os verdadeiros sabores dos alimentos!

Você está aqui: Home Categorias Saúde Os dez piores alimentos para sua saúde