DDS Online

Controle da Transmissão da gripe suína em portos

Esse DDS trata da Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína. Hoje estamos passando por uma emergência de saúde pública a nível internacional com a gripe suína. A Organização Mundial de Saúde já classificou essa gripe como nível cinco de importância, onde o máximo a ser alcançado é o nível seis.

Essas informações demonstram o quanto é importante ter um controle eficaz dos porcos que entram no Brasil através dos portos, para que a transmissão da doença possa ser evitada.

A gripe suína já atingiu mais de 20 países, inclusive o Brasil. Por isso precisamos de uma boa forma de controle e no Brasil, a melhor maneira de realizarmos esse controle é com a utilização de boas práticas sanitárias, regulamentadas pela resolução ANVISA - RDC56 / 2008.

Essa resolução define metas e formas de controle do gerenciamento de resíduos sólidos gerados a bordo das embarcações de outros países que aportam no Brasil. Também define e classifica grupos de resíduos. Hoje, em função da gripe suína, qualquer resíduo gerado a bordo de uma embarcação que esteja aportando no Brasil é considerado como potencialmente infectante, classificado como Grupo A. Sua destinação deve seguir o estabelecido para este tipo de resíduo.

Esta resolução também define a forma de gerenciamento dos resíduos desde sua segregação, a coleta, o acondicionamento, o transporte adequado, o tratamento e a disposição final desses resíduos sólidos.

Dessa forma, todos os que trabalham em portos devem estar sempre adequados e cobrando a adequação dos arrendatários em relação ao que consta na resolução. - Proteção dos trabalhadores portuários

Para a proteção dos profissionais que atuam nos portos, algumas medidas de prevenção são essenciais, dentre elas é importante a higienização frequente das mãos e a utilização correta dos EPI’s adequados, principalmente dos trabalhadores de linha de frente dos portos. Linha de frente é considerada aquela onde os trabalhadores têm contato direto com os viajantes e que atuam na área restrita de desembarque.

Para saber mais um pouco e com maiores detalhes sobre as boas práticas sanitárias, recomenda-se que leia a resolução RDC56 / 2008 da ANVISA.

Você está aqui: Home Categorias Saúde Controle da Transmissão da gripe suína em portos