DDS Online

Proteja seus olhos, proteja sua vida!

Prevenir os olhos está dentro das questões mais importantes em relação à prevenção de acidentes no trabalho, se não for a mais importante.

Os olhos, muitas das vezes, agem como as mãos do trabalhador, pois são eles os responsáveis por mostrar o trabalho que está sendo realizado.

Grande parte das lesões oculares geram defeitos visuais permanentes, ou seja, uma vez que o dano tenha sido causado, torna-se impossível a sua reversão.

A estrutura do olho é bastante delicada.

Formado pela córnea, a parte transparente que fica por cima da parte colorida dos olhos, chamada de íris, e a pupila, a bolinha preta no centro dos olhos, que muitos chamam de “menina dos olhos”.

Por trás dessa estrutura está a retina, responsável pela visão.

Vamos aprender um pouco mais sobre a proteção aos olhos ?

E para que esse bem tão precioso não seja comprometido, existe um acessório de extrema importância que não deve ser deixado de lado.

Proteja seus olhosAi entra em ação os óculos de segurança.

De nada adianta o trabalhador estar todo equipado e usando corretamente o EPI se esquece de algum, e nesse caso, de um dos mais importantes.

É bastante comum ouvirmos as seguintes queixas:

“Esqueci de colocar”

“Esses óculos me incomodam”

“Com os óculos eu não enxergo direito”

Porém, nesse momento em que o trabalhador está reclamando, pode acontecer um acidente em questão de segundos, e sua visão pode estar perdida para sempre!

Os óculos de segurança previnem cerca de 90% dos acidentes de trabalho, mas para que esse equipamento exerça corretamente sua função alguns detalhes devem ser observados.

Todo EPI deve conter o CA (Certificado de Aprovação) e ser confeccionado segundo as normas da ABNT e a aprovação do Inmetro.

Deve-se, também, observar o prazo de validade certificando-se que o produto está apto para uso.

Em relação ao seu uso e conservação, deve-se atentar à:

• Os óculos devem ajusta-se perfeitamente ao rosto do trabalhador;

• Deve se manter firme ao rosto do trabalhador, sem machucar;

• Deve ser utilizado durante todo o tempo em que estiver trabalhando;

• Para colocar ou retirar os óculos, segure com as duas mãos, evitando que ele entorte ou quebre;

• Mantenha as lentes sempre limpas, utilizando um papel limpo e macio;

• Guarde os óculos e local apropriado, evitando que as lentes tenham contato com alguma superfície que possa danificá-las;

• Não utilize os bolsos das roupas como porta óculos, existe um local apropriado para guardá-los.

No caso de algum trabalhador apresentar problemas de visão como miopia, hipermetropia, astigmatismo, entre outros, óculos de segurança com grau poderão ser confeccionados, desde que sejam feitos por pessoa capacitada de acordo com a receita do oftalmologista e as medidas específicas do trabalhador em questão.

Assim, mesmo que a pessoa já apresente um problema de visão, ela de forma alguma se sentirá prejudicada ao usar o EPI de segurança ocular.

Lembre-se que você precisa dos seus olhos não somente para trabalhar, mas também para ver a vida e o que o mundo tem a oferecer.

Então não vacile! Use o EPI de proteção e viva feliz, sabendo que você ainda verá o que a vida reserva para você!

Esse tema de DDS foi elaborado pela nossa colunista sênior Patricia Cunha.

Você está aqui: Home Categorias Saúde Proteja seus olhos, proteja sua vida!