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O que é estresse e como lidar com ele?

O estresse pode ser bom ou mau

O estresse é um componente da vida moderna e está cada dia mais presente, muitas vezes é um aliado na superação de desafios, mas cronicamente pode causar danos importantes para a saúde física e mental. As facilidades e a agitação da vida moderna trouxeram consigo o estresse. O trânsito, a instabilidade no emprego, a violência, entre outras coisas, fazem com que recebamos doses diárias de estresse. Mas o estresse em si não é algo ruim, na verdade ele é uma importante resposta do organismo para a manutenção da vida. O estresse pode ser bom ou mau, quando ele é apropriado e controlado melhora o interesse e motiva o indivíduo, e a falta de estresse pode levar ao tédio e depressão.

Temos que aprender, portanto, a lidar com ele, não permitindo que o estresse traga consequências danosas para a nossa saúde.Profissionais de saúde afirmam que dependendo do grau de estresse ele pode ser até benéfico.É importante saber que prejudicial é o mau estresse. O distúrbio ocorre quando nosso organismo é submetido a um esforço exagerado e constante a ponto de causar um esgotamento da capacidade de se adaptar. É nesse ponto que surgem as doenças. Na prática, isso significa que alterações como insônia ou sono excessivo, ausência ou aumento incontrolável do apetite, infecções freqüentes e disfunções sexuais indicam a necessidade de tratamento.

O estresse agudo é uma reação a uma ameaça imediata, que pode ser qualquer situação que é experimentada como um perigo. Algumas pessoas, por exemplo, tem verdadeiro pavor de viajar de avião, e quando o fazem, apresentam um estresse passageiro. Na maioria dessas circunstâncias de estresse agudo, uma vez eliminado o fator estressante, a resposta do organismo se inativa e os níveis dos hormônios voltam ao normal. Entretanto, a vida moderna freqüentemente nos expõe a situações cronicamente estressantes, e a resposta do organismo ao estresse não é suprimida. Dentre os fatores estressantes crônicos, estão a pressão no trabalho, problemas de relacionamento, solidão, problemas financeiros e a insegurança. Geralmente, as relações afetivas e sociais de um estressado são falhas. O convívio familiar também fica complicado, pois o indivíduo se irrita com facilidade, se interessa pouco pelos outros e se descontrola por qualquer motivo. No trabalho, o desgaste para desempenhar as tarefas é maior e os erros aparecem com mais freqüência. O médico diz que a atenção e a concentração podem ser afetadas e o sono deixa de ser reparador, como deveria.

O estresse desequilibra a mente e precisa ser tratado, muitas vezes, por uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde. Para afastar o mau estresse, recomenda-se a prática de uma atividade física regular, o exercício físico é uma ótima maneira de se distrair dos eventos estressantes– o estresse lesa menos a saúde geral em pessoas fisicamente ativas-, adotar uma dieta saudável, dormir de seis a oito horas por noite,ter momentos de lazer e não esquecer que as férias são importantes, se possível tire no mínimo quinze dias por ano. É importante encarar os eventos cotidianos de uma maneira diferente. Mantenha um senso de humor durante as situações difíceis, o riso não somente ajuda a aliviar a tensão e manter as perspectivas, mas também parece ter um efeito físico que reduz os níveis do hormônio do estresse.

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