DDS Online

O bem estar no ambiente de trabalho

Hoje se fala muito em sustentabilidade das empresas, utilizando-se recursos de forma racional, balanceada e sustentável. Uma das bandeiras mais levantadas pelas entidades e setores empresariais é a da sustentabilidade ambiental. É o desenvolvimento ecologicamente sustentável. Mas além do meio ambiente natural, há também o meio ambiente artificial, cultural e do trabalho. Assim, quando se fala em sustentabilidade ambiental apenas envolvendo o meio ambiente natural, está se considerando apenas uma árvore da floresta, deixando de focar também o meio ambiente do trabalho. Ambiente de trabalho saudável é fator essencial para a qualidade de vida. O meio ambiente do trabalho equilibrado, inserido nesse contexto, é direito constitucional de todos os cidadãos brasileiros, para uma qualidade de vida saudável, incumbindo ao poder público assegurar a efetivação desse direito através de leis específicas. A redução dos riscos inerentes ao trabalho também constitui um dos direitos sociais assegurados pela Constituição Federal, visando à melhoria da sua condição e é neste ponto que as empresas precisam ser bem direcionadas para dar sua contribuição e ao mesmo tempo cumprirem determinações legais quanto a segurança no meio ambiente de trabalho.

Normas da OIT também tratam da promoção da segurança e saúde dos trabalhadores, mas a sua efetivação depende de cada país. A ideia de um ambiente de trabalho saudável é fator essencial para a qualidade de vida do trabalhador, do ponto de vista físico e psíquico. Além do que um ambiente de trabalho seguro e sadio é um cenário propício para que os empregados possam atingir as metas estabelecidas pelas empresas, além da melhoria do clima organizacional. Do ponto de vista do meio ambiente interno da empresa ou meio ambiente do trabalho, existem diversos indicadores utilizados pelas empresas para monitorar e, principalmente, para atuar na prevenção de riscos e agentes agressivos aos trabalhadores nos seus estabelecimentos. Além disso, há uma série de exigências legais em matéria de segurança e medicina do trabalho a serem cumpridas pelas empresas, como o Programa de Controle Médico de saúde Ocupacional, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, o Serviço Especializado em segurança e Medicina do trabalho, entre muitas outras obrigações constantes nas normas regulamentadoras do Ministério do trabalho e Emprego.

Um ambiente de trabalho saudável é fator essencial para a qualidade de vida e não apenas de uma relação contratual de obrigações e direitos entre particulares. Assim, temos o trabalhador respeitado e valorizado, num ambiente de trabalho sadio e equilibrado. Quando você busca estratégias que levam os trabalhadores a desenvolverem atitudes conscientes para o trabalho seguro durante a realização de suas atividades, implantará preceitos e valores de segurança, no esforço de integrá-los à qualidade do trabalho e do meio ambiente, à produção e ao controle de custos das empresas. A formação de profissionais adequadamente preparados para a busca de qualidade, pressupõe a melhoria das condições dos ambientes de trabalho a fim de reduzir os níveis de risco e de proporcionar proteção aos trabalhadores, o que acarreta aumento de produtividade e da competição das empresas.

Você está aqui: Home Categorias Saúde O bem estar no ambiente de trabalho