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Política da Qualidade. É um comprometimento de todos.

Nesse artigo explicamos de forma objetiva o conceito de Política da Qualidade.

As organizações modernas necessitam de um constante aperfeiçoamento na gestão para garantir a excelência no desempenho do negócio.

Manter os clientes e partes interessadas satisfeitas, motivar e reconhecer a contribuição dos colaboradores e comunicar-se com clareza em todos os níveis hierárquicos da empresa está entre as questões essenciais para garantir a competitividade das organizações. Se, no passado recente, o sucesso da organização estava relacionado ao foco na qualidade, hoje é a excelência na gestão que torna o negócio bem-sucedido, ou seja, o sucesso sustentado das organizações. (ABNT NBR ISO 9004:2010)

"As organizações vivem um processo evolutivo em que, para sobreviver no mercado, passaram a fazer não só a gestão da qualidade dos processos, mas também trabalhar a qualidade da gestão. Dessa forma, as empresas buscam a excelência, por meio de um processo contínuo e permanente, que gera resultados concretos", ressalta Ricardo Correa, diretor institucional da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Para as organizações que buscam a excelência, é primordial que tenham em suas equipes líderes exemplares. A liderança é extremamente importante e fundamental para definir e comunicar a política, os valores e objetivos da empresa para todos os colaboradores e partes interessadas. O líder precisa atuar de forma aberta, transparente e ativa, incentivando e divulgando a cultura da excelência e a proteção dos interesses da organização.

Ganhos obtidos pelas empresas

• Aplicação de Fundamentos e Critérios de Excelência reconhecidos e utilizados mundialmente.

• Visão sistêmica da organização com foco em resultados.

• Maior cooperação interna, com a mobilização e o comprometimento das pessoas envolvidas.

• Compartilhamento de informações e aprendizado.

• Identificação de pontos fortes e de oportunidades para melhorias.

• Medição de desempenho perante os referenciais.

• Capacitação para se autoavaliar.

• Reconhecimento do mercado e da sociedade.

A política da qualidade é desenvolvida pela alta direção da empresa, com o intuito de formalizar qual é o perfil da empresa, isto deve acontecer de cima para baixo, para que possa alcançar todos os colaboradores e assim delegar a importância e responsabilidade de cada um.

O diretor da organização deve ter uma visão globalizada de tudo que está acontecendo no mercado e adequar a sua realidade interna, distribuindo então essa visão a todos os envolvidos e aos seus stakeholders.

O comprometimento de cada um é o fator de sucesso ou fracasso de uma empresa, produto ou serviço prestado. Portanto, é necessário o envolvimento em todos os processos da empresa.

Reconhecer os resultados obtidos é ter uma transparência em relação a medição que está sendo feita ao longo do processo. É uma maneira de motivar todos os envolvidos em se empenhar mais e obter mais sucesso no que tange o comprometimento e participação.

Os líderes devem ser exemplo de motivação, qualificação e aperfeiçoamento constante, sendo o primeiro a saber de tudo um pouco e se envolver com cada processo.

Com uma política da qualidade bem elaborada, colocada em prática transmite que a empresa tem valores e objetivos claros com seus colaboradores e reconhecimento de seus clientes que darão preferência no momento de uma contratação.

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