DDS Online

Qualidade. Produto ou serviço diferenciado ou apenas requisitos distintos?

De acordo com a NBR ISO 9001, a qualidade significa satisfazer as necessidades dos clientes (internos, intermediários e externos).

Evolução da qualidade

A evolução da qualidade passou por três grandes fases:

• Era da inspeção;

• controle estatístico;

• Era da qualidade total.

Era da inspeção

• Os produtos são inspecionados um a um, ou seja, 100% do lote;

• O cliente participa da inspeção com o inspetor;

• A inspeção encontra produtos com defeitos, mas não produz qualidade.

Era do controle estatístico

• Os produtos são verificados por amostragem;

• O departamento especializado faz a inspeção da qualidade;

• A ênfase na localização de produtos com defeitos.

Era da qualidade total

• O processo produtivo é controlado;

• Toda empresa é responsável pela garantia da qualidade dos produtos e serviços;

• A ênfase na prevenção de defeitos;

• A qualidade do produto ou serviço assegurado.

Por um longo período as pessoas associavam a melhoria da qualidade ao aumento de custos dos produtos e/ou serviços. No entanto, quando há aumento significativo da qualidade, paralelamente tem-se aumento de produtividade e ganhos relativos. Os custos da qualidade são, na verdade, decorrentes da falta de qualidade por causa das perdas e rejeições no processo. São classificados em custos de prevenção, de avaliação, de falhas internas e externas.

Esse conceito foi sendo mudado ano a ano, os paradigmas foram trocados por prevenção de controle de perdas de matérias primas e produtos acabados. Porém, na atual década o que predomina é a NBR ISO 9001 com a certificação de um produto ou serviço prestado.

As organizações estão restritas a atuar somente sobre os requisitos legais de leis e normas que incidem na execução do atendimento de um parâmetro.

A qualidade deve ser algo espontâneo que toda organização deveria adotar para bem satisfazer o cliente. Muitas empresas só empregam a qualidade em produtos que serão exportados ou que conquistaram a certificação da qualidade, enquanto outros não tem o menor atendimento desse requisito.

A restrição fica por conta desses produtos diferenciados no mercado e para seu fornecedor ou cliente e assim asseguram o atendimento aos requisitos e os demais produtos ficam como que sem qualidade para tal.

Deve-se adotar para todo e qualquer produto a gestão da qualidade, comtemplando a necessidade do cliente, o atendimento aos parâmetros legais, o respeito ao meio ambiente e aos seus colaboradores.

Qualidade não é um ato isolado, a empregabilidade deve ser a todos e constante em processos de melhoria contínua e acompanhamento de leis e normas que regem seu processo produtivo.

Façamos de qualquer processo produtivo ou serviço prestado baseado em políticas de qualidade, não só ao atendimento legal, e sim a execução de um trabalho bem feito com uma equipe motivada, conhecedora e comprometida com a proposta cedida pela empresa, consumidores e clientes.

A qualidade e a excelência devem acompanhar toda e qualquer atividade desenvolvida em nossa rotina. O melhor sempre deve ser feito com a busca da melhoria contínua, isso é o que nos promove para não deixar de alcançar o melhor.

Você está aqui: Home Categorias Qualidade Qualidade. Produto ou serviço diferenciado ou apenas requisitos distintos?